• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Minas Gerais » PSDB pede inelegibilidade de Pimentel por uso de máquina pública para fins eleitorais

Marcelo da Fonseca

Publicação: 22/05/2014 08:12 Atualização:

O PSDB de Minas Gerais entrou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) acusando o pré-candidato do PT ao governo de Minas, Fernando Pimentel, de uso da máquina pública com fins eleitorais durante evento em São João del-Rei e pedindo à Justiça que declare o petista inelegível pelos próximos oito anos. Segundo os tucanos, Pimentel participou de cerimônia pública do governo federal destinada a entrega de máquinas a prefeituras mineiras para pedir votos para a eleição de outubro. “A solenidade oficial foi usada com objetivo eleitoral, por isso entramos com a ação, pedindo ao TRE que essa prática seja inibida. É o uso da máquina pública em benefício de um candidato”, afirmou Marcus Pestana, presidente do PSDB estadual.

Segundo Pestana, o evento foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, em 28 de abril, no Parque de Exposição de São João del-Rei. Foram entregues caminhões-caçamba e motoniveladoras para 161 municípios. Na ação aberta no TRE, os tucanos afirmam que alguns prefeitos que participaram da solenidade disseram que, durante o evento, o locutor pediu votos para o ex-ministro – que deixou a chefia do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em fevereiro – e afirmou que “o candidato Pimentel é o melhor, pois, como já foi prefeito, conhece as necessidades dos municípios”.

Na representação, o PSDB cobra informações sobre os custos do evento, os valores gastos para a aquisição das máquinas e o custo do transporte dos equipamentos entregues. Os tucanos pedem  que o Ministério do Desenvolvimento Agrário suspenda solenidades para distribuição de máquinas com a presença de “notórios pré-candidatos à eleição de outubro”. “Pedimos que eles sejam multados pela conduta velada e fiquem inelegíveis pelo prazo de oito anos, além de terem cassados os registros de suas candidaturas”, diz a ação.

O PSDB anexou ao documento fotos de Pimentel com prefeitos, faixas de divulgação da cerimônia e trechos de reportagens de jornais locais sobre o evento. “Buscando ampliar a divulgação do evento realizado em benefício dos candidatos filiados ao PT, a Prefeitura de São João del-Rei, chefiada pelo também petista (Helvécio Luiz Reis), cuidou-se remeter, por intermédio de sua assessoria de comunicação social, Rafael Alves, e através de e-mail institucional, os registros fotográficos do evento a todos os interessados, especialmente aos prefeitos participantes”, diz o texto.

Além do pré-candidato petista, os tucanos estenderam a representação ao presidente do PT de Minas Gerais, deputado Reginaldo Lopes, ao deputado Pompílio Canavez, e ao prefeito de São João del-Rei. Segundo Pestana, os prefeitos foram convidados a receber das mãos de Pimentel as chaves dos veículos e a posar para fotos com ele, apesar de o ex-ministro não exercer mais cargo público. “Questiono os motivos de  Pimentel ter posado para fotos como personagem de destaque nesse evento”, explica Pestana.


Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.