• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Judiciário » Manoel Jerônimo de Melo Neto é o novo defensor público geral de Pernambuco

Diario de Pernambuco - Diários Associados

Publicação: 20/05/2014 18:12 Atualização: 20/05/2014 19:00

Nome de Manoel Jerônimo foi homologado pelo governador João Lyra (Divulgação)
Nome de Manoel Jerônimo foi homologado pelo governador João Lyra

O chefe do Núcleo da Defensoria Pública de Igarassu, Manoel Jerônimo de Melo Neto, foi eleito, na noite da última segunda-feira (19), o novo defensor público geral do estado. Seu nome conquistou 140 de um total de 245 votos e encabeçava uma lista tríplice. Ainda na noite da segunda, o governador João Lyra Neto homologou a escolha. Manoel Jerônimo assume o lugar deixado pela ex-defensora geral Marta Freire para o biênio 2014/2016.

O novo comandante da Defensoria Pública de Pernambuco garantiu que dará continuidade aos principais programas implantados pela gestão anterior, como o Defensoria Amiga da Comunidade e Defensoria Pública sem Fronteiras. Disse, ainda, que também dará atenção a outros projetos, como a criação da Escola Superior da Defensoria Pública, as Centrais de Mediação e Conciliação no interior e o Núcleo da Central de Flagrantes.

“Queremos investir muito na qualidade de vida dos profissionais da Defensoria, pois isso refletirá na qualidade do serviço oferecido à população. Vamos implementar um trabalho altamente técnico, cumprindo o que determina a Constituição: a isonomia. A assistência jurídica integral e gratuita deve estar ao alcance de todos, independentemente de classe social”, garantiu o defensor.

Manoel Jerônimo salientou que um dos carros-chefe de sua administração deverá ser a criação de uma Defensoria Itinerante, para que o órgão possa alcançar as populações de todas as regiões de Pernambuco. “Adquirimos três ônibus que percorrerão todo o estado. Nossa meta é atender cerca de 2 milhões de pessoas por ano”, explicou. A média anual, hoje, é de aproximadamente 1,7 mihão de atendimentos, segundo o defensor.

PERFIL

Manoel Jerônimo de Melo Neto, 35, é casado com Ana Cecília Sampaio de Sá Melo e tem dois filhos, Lucas Jerônimo de Sá Melo e Pedro Jerônimo de Sá Melo. É formado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, onde lecionou Direito Empresarial entre 2006 e 2008. Durante seis anos ele advogou na área criminal, cível e trabalhista. Foi aprovado no concurso público da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco em 2006, e nomeado em 2008.

Atuou nas comarcas de Timbaúba e Ferreiros. Estudante do doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidad del Museo Social Argentino (UMSA), para a qual escreve tese que tem como tema a Defensoria Pública como instituição garantidora da democracia e cidadania. Desde 2008 é professor da Faculdade de Direito de Timbaúba, onde coordena a Câmara de Mediação e Conciliação. Atualmente é chefe do Núcleo da Defensoria em Igarassu.
 

Tags:

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.