• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Propaganda eleitoral » Briga por apoio e tempo de TV se intensifica para formação de coligações partidárias A disputa pelos partidos que ainda não decidiram em que coligação entrarão nas eleições deste ano se acirra com a proximidade do prazo limite para as alianças

Thiago Neuenschwander - Diario de Pernambuco

Publicação: 19/05/2014 09:03 Atualização: 19/05/2014 17:26


A pouco menos de um mês e meio da data limite para formação de coligações partidárias para as eleições de outubro, as duas principais chapas que disputarão a corrida pelo goveno do estado ainda buscam convencer os “indecisos” a integrarem seus respectivos palanques. Mais do que apoio político, a estratégia tem um outro objetivo muito claro, que poderá fazer a diferença na contagem final dos votos: o aumento do tempo de TV durante a Propaganda Eleitoral Gratuita, que irá ao ar nas cadeias de rádio e televisão a partir do dia 19 de agosto.

Até o momento, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não definiu se a mudança prevista na minirreforma eleitoral de 2013, que diminui de um terço (33%) para 11% o tempo distribuído igualmente entre os partidos ou coligações formadas, valerá já para essas eleições. Caso valha a regra antiga, vários possíveis cenários podem ser construídos com bases nas últimas movimentações entre os partidos em Pernambuco.

O panorama atual coloca a Frente Popular do pré-candidato Paulo Câmara (PSB) com boa vantagem sobre seu principal e até agora único concorrente, o senador Armando Monteiro Neto (PTB), da chapa de oposição. Do tempo total de 20 minutos destinado aos candidatos em cada horário eleitoral, que será veiculado duas vezes por dia, às segundas, quartas e sextas-feiras, o socialista teria cinco minutos a mais que o petebista.

Outro cenário que merece atenção diz respeito às situações de PDT e PP, ainda “em cima do muro”. Como o cálculo do tempo de TV é feito sobre o número de deputados com representação na Câmara Federal, a adesão desses dois partidos daria enorme poder de fogo à chapa que conseguisse trazê-los para seu palanque. Juntos, os dois possuem 59 de um total de 513 parlamentares. Caso os dois fechem com a Frente Popular, darão uma vantagem de quase seis minutos a Câmara. Se ficarem com Armando, a briga ficará mais acirrada, pois a difença diminuiria para pouco mais de três minutos.

Mas o quadro que traria maior prejuízo ao socialista seria a saída do PSDB da Frente Popular, ameaça ventilada após o imbróglio entre o PSB e os tucanos nas alianças de Minas Gerais e Pernambuco. Num eventual cenário com o PSDB fora e o PP e o PDT na oposição, a diferença de tempo nas propagandas seria de apenas 1 minuto e 46 segundos.

Saiba mais

O cálculo:


Um terço do tempo total é dividido entre os partidos ou coligações de forma igualitária (cada coligação conta como um partido nessa etapa). Os outros dois terços são divididos proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados, considerando, no caso de coligação, o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos políticos que a integrarem.

Frente popular: 313 deputados

Oposição: 142 deputados

PP: 39 deputados

PDT: 15 deputados

PSol: 3 deputados

PMN: 1 deputado

Obs: O PMN e o Psol possuem juntos quatro deputados federais mas até agora não sinalizaram se participarão do pleito deste ano.

Cenário 1

Frente Popular: 12min e 30seg

Oposição: 7min e 30seg

Cenário 2

Frente Popular: 11min e 32 eg

Oposição com PDT e PP: 8min e 28seg

Cenário 3

Frente Popular com PDT e PP: 12min e 57seg

Oposição: 7min e 03seg

Cenário 4

Frente Popular sem o PSDB: 9min e 08seg

Oposição com PDT e PP: 7min e 22seg

PSDB: 3min e 30seg

Cenário 5

Frente Popular com PDT e sem o PSDB: 9min e 32seg

Oposição com o PP: 6min e 58seg

PSDB: 3min e 30seg

Cenário 6

Frente Popular com PDT e sem o PSDB: 8min e 35seg

Oposição com o PP: 6min e 02seg

PSDB: 2min e 36seg

PSOL: 1min e 25seg

PMN: 1min e 22seg

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.