• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Recife » Raul Jungmann denuncia fechamento de postos de saúde às sextas-feiras

Ana Luiza Machado

Publicação: 13/05/2014 17:12 Atualização: 14/05/2014 00:20

 (Assesoria Câmara do Recife)
O líder da oposição na Câmara do Recife Raul Jungmann (PPS) denunciou na tarde desta terça-feira (13) o não atendimento ao público em 45 postos de saúde da cidade (também chamados de Unidades de Saúde da Família), todas as sextas-feiras. Segundo o vereador, na visita que fez no última sexta (09), dos 45 postos fechados, 35 estavam com cadeado nos portões, 7 estavam em reforma e 3 realizando reunião interna.

"Temos uma demanda muito grande, por isso não cabe às unidades ficarem fechadas por um ou mais períodos da semana. Isso é inadmissível. É um crime contra a saúde popular", afirmou Jungmann. Durante o debate na Câmara, diversos vereadores se manisfestaram se posicionando contrários a esta postura, alguns cobraram providências do prefeito do Recife Geraldo Julio.

A vereadora Priscila Krause (DEM) argumentou que se o número de unidades de saúde fechadas nas sextas-feiras ultrapassam os 30% das existentes (ao todo são 123) o fato é grave e precisa ser solucionado ainda esta semana. E provocou a gestão afirmando que se esta é uma realidade então não é feito o monitoramento que a prefeitura diz que faz. "As pessoas não têm dia para adoecer, portanto é inadimissivel que isto aconteça. Peço que convoque o secretário de saúde para vir a Comissão de Saúde para que ele preste esclarecimentos", disse a vereadora Aline Mariano (PSDB).

A defesa veio do líder do governo Gilberto Alves (PTN). Ele disse que não há nenhuma orientação por parte da prefeitura para que as unidades fechem em qualquer dia da semana. "E importante que se diga que há a necessidade de que estas unidades façam avaliação. Mas não há uma orientação da prefeitura para que seja feita em dia A ou B. Os atendimentos precisam ser avaliados, mas não devem ser feitas em detrimento dos atendimentos", argumentou Alves.

O autor da denúncia,no entanto, informou que das 45 apenas 3 estavam fazendo esta avaliação e deram isto como justificativa. O líder governista disse que as irregularidades serão sanadas.
Tags:

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.