• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Tirando do foco » Planalto aposta no Mundial contra CPI Governo acredita que a Copa desviará a atenção da população e da própria classe política. CPIs podem atrasar devido a manobras regimentais

Correio Braziliense

Publicação: 08/05/2014 08:04 Atualização:

Foto: Waldemir Barreto/Agencia Senado (Waldemir Barreto/Agencia Senado)
Foto: Waldemir Barreto/Agencia Senado

Apesar de o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), ter determinado ontem a instalação da CPI mista da Petrobras e lido o requerimento de criação da CPMI da Alstom, o governo acredita que a contagem regressiva dos brasileiros para a Copa do Mundo deixará as investigações sobre a petrolífera adormecidas. Com todas as questões de ordem, embargos regimentais e possibilidades de novos recursos ao Supremo Tribunal Federal (STF), aliados do Planalto calculam que a comissão parlamentar de inquérito - seja a mista ou a exclusiva do Senado - não estará instalada antes de 22 de maio, 20 dias antes da estreia do Brasil no Mundial.

Interlocutores do Planalto já haviam comentado que, se o governo conseguisse esticar a corda até o fim deste mês, a Copa se encarregaria do resto. Essa percepção foi reforçada ontem. “Abram os sites de notícia. Ninguém fala de Petrobras, todos comentam apenas a convocação do Felipão”, comemorou um petista graúdo. “Todas essas estratégias apenas demonstram o temor do governo. Esse é o governo do improviso na economia, nas obras públicas e na política”, criticou o pré-candidato do PSDB ao Planalto, senador Aécio Neves (MG).

Na noite de ontem, em reunião conjunta das duas Casas legislativas, Renan Calheiros pediu aos líderes partidários os nomes dos parlamentares que vão compor a CPI mista da Petrobras - defendida com veemência pela oposição. O senador Renan Calheiros explicou que, pelo que entende, deve prevalecer a CPI ampla.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.