• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Minas Gerais » Metade dos prefeitos em Minas não tem curso superior, segundo IBGE Administradores municipais estão se dedicando mais aos estudos ao longo dos últimos anos mas, no estado, a maioria ainda não é graduada

Marcelo Ernesto

Publicação: 30/04/2014 10:14 Atualização:

A maioria dos prefeitos das cidades mineiras realizam as tarefas administrativas sem terem formação em curso superior. Do total de 853 municípios do estado, em 464 os chefes do executivo não possuem mais que o ensino médio completo ou estão cursando o ensino superior, mas ainda não o concluíram. Esse número corresponde a 54,3% do total dos prefeitos das cidades mineiras. Os dados são da Pesquisa de Informações Básicas Municipais de 2013 (Munic), divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda segundo o levantamento, 65 dos prefeitos eleitos para gerenciar as cidades em Minas Gerais não completaram sequer o ensino fundamental. Esse número - 7,6% do total- , é maior que a média nacional, de 4,6%.

Políticos com ensino superior completo correspondem a 31,1% do total de prefeitos em Minas. Os que avançaram e investiram em uma especialização correspondem a 14,5%.

O quadro mostrado na pesquisa do IBGE aponta que mesmo com indicadores relativos à formação acadêmica ainda baixos, o percentual de instruídos têm melhorado ao longo da série histórica. No período de 2001 a 2013, o número de prefeitos que possui o ensino superior completo ou incompleto, ou pós-graduação, aumentou 50%. Dos 5.570 chefes de executivo municipal do país, 2.158 possuem ensino superior completo. Na outra ponta, 258 não concluíram o ensino fundamental.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.