• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Senado » Luiz Henrique defende novo pacto federativo, com descentralização do poder

Agência Senado

Publicação: 28/04/2014 21:20 Atualização: 28/04/2014 21:25

O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) criticou em Plenário, nesta segunda-feira (28), a concentração de poder e de recursos na União. Ele defendeu o fortalecimento dos municípios, com um novo pacto federativo, que diminua o peso do poder federal. O parlamentar mencionou o livro Se os Prefeitos Governassem o Mundo, do cientista político norte-americano Benjamin Barber.

"O autor aborda a impotência dos governos centralizados, e, por isso, distantes, em resolver os problemas do povo, vale dizer, do país, e demonstra que os governos municipais, próximos dos cidadãos, são muito mais capazes de governar com eficiência, caso disponham dos recursos que normalmente estão centralizados nos cofres federais", afirmou Luiz Henrique.

O senador argumentou que a administração municipal custa menos e fornece maior eficiência. E lamentou que os municípios continuem sendo o “patinho feio” da distribuição orçamentária no Brasil. Luiz Henrique cobrou um novo pacto federativo que melhore a participação de estados e municípios na partilha dos tributos, e disse esperar que este seja o principal assunto a ser debatido na próxima campanha presidencial.

"O Brasil só vai efetivamente avançar para o desenvolvimento, se fizer um novo pacto federativo e se descentralizar a gestão deste país redefinindo limites de gestão entre a União, os estados e os municípios", concluiu.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.