• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Recife » Oposição cobra ações efetivas do prefeito Geraldo Julio para evitar caos nas chuvas

Ana Luiza Machado

Publicação: 23/04/2014 21:40 Atualização: 23/04/2014 22:51

O líder da oposição na Câmara leu nota oficial da bancada cobrando do prefeito ações preventivas contra as chuvas (Aguinaldo Leonel/CMR)
O líder da oposição na Câmara leu nota oficial da bancada cobrando do prefeito ações preventivas contra as chuvas

Um dia após as fortes chuvas que caíram no Recife, os vereadores da Câmara Municipal repercutiram a nota oficial da bancada da oposição que questionou, nesta quarta-feira (23), a falta de ações concretas por parte da gestão do prefeito Geraldo Julio para evitar os transtornos causados à população. A nota foi lida pelo o líder da oposição da Câmara do Recife Raul Jungmann (PPS) que disse não poder silenciar diante da "da omissão, negligência e incapacidade da Prefeitura em cumprir suas obrigações deixando em estado lamentável a situação do Recife".

A cobrança de Jungmann foi fundamentada na audiência pública que fez sobre os canais do Recife e nas visitas que fez a alguns deles. Segundo o oposicionista a gestão se comprometeu, naquela ocasião, em enfrentar os 32 pontos de alagamento, sendo 12 ainda em 2013. "Não subo à tribuna de forma leviana para atribuir à gestão a responsabilidade pelas chuvas. Não praticamos o discurso do quanto pior, melhor. Mas cobrar a responsabilidade das ações a uma gestão que tem 1 ano e 3 meses de existência", afirmou ele. 

Jungmann também contestou a declaração do prefeito de que as chuvas foram "imprevisíveis". Ele citou os institutos de metereologia e uma tese de estudiosos sobre o assunto que permitem identificar com precisão eventos extremos. "A gestão pública precisa ter medidas preventivas", cobrou. A defesa foi feita pelo líder da bancada governista Gilberto Alves (PTN). Ele apresentou números que mostram que o trabalho preventivo da prefeitura está sendo feito, mas justificou que o "caos" provocado pelas chuvas de terça-feira é um problema antigo e não será resolvido em um ano de gestão.

Segundo o líder governista, em 3h horas caíram na cidade a quantidade de chuva estimada para 12 dias. Ele afirmou que a prefeitua identificou 16 mil pontos de risco, dos quais 2600 são considerdos de alto risco. Gilberto Alves revelou que á foram feitas 20430 vistorias técnicas realizadas em areas de riscos e que 4553 pontos de risco receberam aplicação de lona plásticas. Além disso rebateu o oposicionista garantindo que dos 66 canais, 33 já foram limpos sendo de lá extraído 1840 toneladas de lixo.

A vereadora Priscila Krause (DEM) reforçou as críticas à gestão e sugeriu que o vereador Raul Jungmann coloque na pauta o projeto que permite que a população seja avisa, via SMS, quando eventos extremos assim aconteçam. Jungmann por sua vez sugeriu que dois projetos da vereadora Aline Mariano fosse reapresentados, um trata sobre uma campanha de conscientização sobre o lixo nas escolas públicas e o outro que multa os cidadão que jogarem lixo nas ruas. 

Durante todo o dia da chuva, na terça-feira, internautas postaram fotos dos pontos de alagamentos e de vias públicas e cobravam providências do gestor municipal. Esta foi a primeira grande chuva de 2014 e a preocupação com a mobilidade e com as aéras de risco se somam com a proximidade do mês característico das chuvas, em junho, que coincidirá com a Copa do Mundo.

 (Reprodução/Instagram)

À noite, em seu perfil oficial no Instagram, o prefeito Geraldo Julio postou uma foto sua, de mangas arregaçadas, informando aos internautas que estava fiscalizando uma obra na Estrada do Arraial. "...para solucionar um problema no sistema de drenagem descoberto ontem. Equipes 24h estão de platãopara garantir que a situação esteja normalizada até este domingo" 


Leia na íntegra a nota oficial da oposição: 
 

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.