• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Giro » Obama inicia giro pela Ásia

AFP - Agence France-Presse

Publicação: 22/04/2014 14:24 Atualização:

Obama se despede na Casa Branca, antes de embarcar para a Ásia. Foto: Saul Loeb/FP Photo
Obama se despede na Casa Branca, antes de embarcar para a Ásia. Foto: Saul Loeb/FP Photo
O presidente americano, Barack Obama, partiu nesta terça-feira de Washington em direção ao continente asiático, onde fará um giro de uma semana, depois de realizar uma escala no nordeste dos Estados Unidos, palco de um deslizamento fatal no mês passado.

O Air Force One no qual Obama viaja decolou às 10h30 locais (11h30 de Brasília) da base da Força Aérea Andrews, perto de Washington, segundo jornalistas que viajam com o presidente.

Obama visitará Japão, Coreia do Sul, Malásia e Filipinas e reafirmará seu compromisso de reequilibrar a política externa americana com essa região.

A economia, em particular o acordo transpacífico (TPP), negociado atualmente, dominará a agenda do presidente no Japão. Na Coreia do Sul, enquanto isso, discutirá particularmente as tensões com Pyongyang.

Obama será o primeiro presidente americano a visitar a Malásia desde Lyndon Johnson, em 1966. Ali se reunirá com o primeiro-ministro Najib Razak.

Por último, no dia 28 de abril Obama viajará às Filipinas para se reunir com o presidente Benigno Aquino, aliado dos Estados Unidos e que trava uma disputa marítima com a China.

Obama precisou cancelar em outubro um giro pela Ásia devido a uma crise pelo orçamento no Congresso.

Antes de sair dos Estados Unidos, o presidente realizará uma parada em Oso, localizado 95 km a nordeste de Seattle (norte do país), onde um deslizamento no dia 22 de março deixou 41 mortos.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.