• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Visita » Dilma já está no navio Dragão do Mar, no Complexo de Suape Presidente embarcou ao lado do presidente da Transpetro, Sérgio Machado, e sentou na cadeira do comandante

Diario de Pernambuco - Diários Associados

Publicação: 14/04/2014 10:59 Atualização: 14/04/2014 11:40

A presidente Dilma assinou a carta de navegação do petroleiro Dragão do Mar.  Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press
A presidente Dilma assinou a carta de navegação do petroleiro Dragão do Mar. Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press

A presidente Dilma Rousseff acaba de subir no navio Dragão do Mar, terceiro fabricado pela Transpetro em Pernambuco. Ela participa da viagem inaugural, ao lado de autoridades e do presidente da Transpetro, Sérgio Machado. Ela sentou na cadeira do comandante e arrancou gritos da plateia. Simpática, a presidente está tirando fotos com as pessoas que estão no navio.

Após o evento, Dilma volta para a Base Aérea do Recife e segue para Serra Talhada. No município sertanejo ela participa da cerimônia de inauguração da 1ª etapa e da ordem de serviço da 2ª etapa da Adutora Pajeú. Ela também lançará o edital do Ramal do Agreste, Antiga Estação Ferroviária. O evento está marcado para as 15h.

Foto: Reprodução/Twitter/Blog do Planalto
Foto: Reprodução/Twitter/Blog do Planalto


Dados técnicos
Dragão do Mar é a sétima embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a entrar em operação, e a terceira da série de 10 navios do tipo suezmax – com dimensões que permitem passagem pelo Canal de Suez – encomendados pela Transpetro ao Estaleiro Atlântico Sul. O Blog do Planalto conversou com a tripulação do petroleiro. O comandante R. Schmidt, capitão de longo curso, contou sobre a capacidade e as características do navio.

“É um navio da classe suezmax, com capacidade de transportar um milhão de barris de óleo cru, o que corresponde a 45% da produção nacional diária de petróleo. É um navio com 274,4 metros de comprimento, 48 metros de largura e um calado de aproximadamente 17,3 metros. (…) É um navio com 26 tripulantes entre homens e mulheres, em todas as funções, sendo que hoje nós estamos com duas oficiais de máquinas, uma auxiliar de saúde e uma cozinheira, quatro mulheres no total a bordo. (…) É um navio de última geração, construído no estado da arte”, declarou.

O imediato Blas Lopez destacou a preocupação com segurança e preservação ao meio ambiente na operação do petroleiro. "Sou responsável pela segurança, sou responsável também pela parte de pessoal. E a nossa missão é sempre manter o meio ambiente protegido tanto no mar quanto no porto. A preocupação que a empresa espera da gente (…), que preza pela segurança e pelo meio ambiente", afirmou.

O Dragão do Mar é um navio que tem embarcada tecnologia de ponta, possuindo inclusive uma planta de geração de água doce. O chefe de máquinas, Ricardo Ferreira, falou sobre este e outros sistemas presentes na embarcação.

“Nós temos a bordo do nosso navio o motor principal, que tem uma potência que equivale em torno de 1.800 motores de carros médios. (…) Nós temos diversos sistemas, (…) nós temos uma planta de tratamento de óleo combustível, nós temos uma planta de geração de água doce, que produz em média 40 mil litros de água/dia. Nós temos uma planta de geração de vapor, que é composta de duas caldeiras auxiliares. Nós temos uma série de componentes paralelos: geração de ar comprimido, geração de frio para as acomodações, geração de frio para o sistema frigorífico, (…) temos um painel com todas as informações, tudo o que acontece em tempo real. É um navio que tem embarcada tecnologia de ponta, o que existe de mais moderno atualmente no nosso meio de trabalho”, relatou.

Para a construção do Dragão do Mar, foram usadas mais de 21 mil toneladas de aço para a estrutura e mais 860 toneladas de acessórios para o casco, 500 mil litros de tinta e mais de 110 mil metros de cabos elétricos.

Tags:

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.