• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Investigação » Oposição reclama de manobra dos governistas para tentar evitar CPI

Diario de Pernambuco - Diários Associados

Publicação: 04/04/2014 08:27 Atualização: 04/04/2014 09:54

A oposição promete obstruir todas as votações em plenário enquanto a CPI da Petrobras não for, de fato, instalada. Depois da definição sobre o formato da investigação - amplo ou mais restrito - ainda haverá um prazo de cinco dias para que os líderes partidários indiquem os nomes que vão compor o colegiado.
“Entendemos que está sendo cerceado o direito da oposição de atuar através da CPI, seja ela isolada do Senado ou mista, como no caso da CPMI protocolada pela oposição no Congresso”, afirmou ontem o líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE).

Mendonça criticou a decisão de Renan Calheiros de transferir para a CCJ a decisão sobre qual CPI deverá se instalada. “Essa ação já é, por si só, uma manobra protelatória e característica de uma chicana legislativa. Na verdade, o que se quer é criar dificuldades para a oposição no Congresso”, completou Mendonça.

No Senado, o pré-candidato do PSol ao Planalto, Randolfe Rodrigues (AP), também foi incisivo ao criticar a base governista. “O governo fez uma opção: fazer de conta que quer investigar tudo para, na prática, não investigar nada. Não é sério uma CPI que quer investigar ‘vários fatos determinados’. Se fosse sério, fariam uma CPI para a Petrobras, outra para metrô. Mas, não. Querem uma CPI genérica, para não chegar a lugar nenhum.”

O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), também declarou que, com uma CPI misturando todos os assuntos em um único requerimento, a maioria governista vai jogar para o fim da fila qualquer denúncia que envolva a Petrobras. “Ao agir assim, o único objetivo do governo é abafar, frustrar, uma estratégia regimental da oposição”, protestou.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.