• (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

João Lyra Neto » Empresário que seguiu passos do pai e do irmão A partir de hoje, João Lyra Neto terá nove meses à frente de Pernambuco para construir uma marca e projetar o futuro

Rosália Rangel

Publicação: 04/04/2014 08:07 Atualização: 04/04/2014 08:56

João Lyra acompanhou toda a agenda de Eduardo Campos nesta quinta-feira, último dia do governo do presidenciável. Foto: Aluisio Moreira/SEI
João Lyra acompanhou toda a agenda de Eduardo Campos nesta quinta-feira, último dia do governo do presidenciável. Foto: Aluisio Moreira/SEI

O novo governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB), 67 anos, começou a vida pública como empresário da área de transportes. Foi levado a cuidar dos negócios da família porque seu pai, João Lyra Filho, e o irmão, Fernando Lyra, representavam o clã na política. O pai, com mandatos de deputado estadual e prefeito de Caruaru. O irmão, na condição de deputado federal. João Lyra assumiu essa responsabilidade depois de concluir, no Recife, o curso de Direito. A exemplo de muitos jovens de sua época, militou no movimento estudantil, lutou pelo democracia no país em plena ditadura militar e tomou gosto pela política atuando nos bastidores das campanhas eleitorais em sua terra natal.

A inserção dele na política partidária começou em 1988 com a convocação da Frente Popular de Caruaru para disputar a eleição de prefeito. Eleito, sucedeu José Queiroz. A partir daí, iniciou uma trajetória marcada por um mandato de deputado estadual, em 1992, e uma segunda eleição para comandar a Prefeitura de Caruaru, em 1997.

Hoje, quando assinar o livro de posse, às 15h30, na Assembleia Legislativa, João Lyra estará assumindo oficialmente o maior desafio de sua carreira política. Será dele a responsabilidade de encerrar os oito anos de uma gestão que chega às suas mãos com um índice de 83% de aprovação. O novo governador terá um período de nove meses para consolidar uma marca e projetar o futuro.

Ao Diario, amigos afirmaram que Lyra pretende continuar na política quando deixar o Palácio do Campo das Princesas, no final deste ano. Uma permanência, inclusive, que gostaria de ter prolongado, quando tentou se colocar como o nome natural à reeleição. Ele foi vencido por Paulo Câmara, nome indicado pelo governador Eduardo Campos (PSB) para concorrer à sucessão estadual. Uma situação que teria causado mal-estar entre Eduardo e o vice-governador, mas que, segundo auxiliares deles, seria um episódio superado.

Até porque, além continuar na vida pública, Lyra tem outros planos para o futuro. Entre eles, o de eleger a filha, a deputada estadual Raquel Lyra (PSB), prefeita de Caruaru. Uma possível eleição manteria a representação da família na política do município. Um estremecimento com Campos, portanto, poderia atrapalhar essa trajetória.

No dia a dia, João Lyra, pai de três filhas e avô de cinco netos, é visto como um homem correto, leal aos amigos e firme em suas decisões. “Talvez a sua maior marca seja a retidão de caráter”, observou Romeu Baptista, administrador de Fernando de Noronha e a partir de hoje secretário estadual de Turismo. No convívio com os mais chegados, gosta de música, de ir a shows, ler e de uma “boa mesa”, definiu Luciano Vasquez, diretor do Lafepe e a partir de hoje secretário da Casa Civil.

Saiba mais

João Soares Lyra Neto (PSB), caruaruense, 67 anos

Carreira política

Década
de 1960

Iniciou a militância no movimento estudantil. Na época era aluno da Faculdade de Direito do Recife.

Década
de 1970

Em pleno regime militar assumiu a presidência do
MDB de Caruaru.

Década
de 1980

Começou a participar de campanhas políticas. Fez parte
da Coordenação Estadual do movimento Diretas Já.

-  1988
Começou sua trajetória política.
Foi eleito prefeito de Caruaru.

-  1994
Venceu a eleição para
deputado estadual.

-  1997
Retorna ao comando da
Prefeitura de Caruaru.

-  2007
Assume a vice-governadoria,
no primeiro mandato de
Eduardo Campos.

-  2008
Recebeu a missão de comandar
a Secretaria da Saúde. Ele deixou
o cargo em 2010.

-  2014
Atualmente, estava dedicado
ao cargo de vice-governador.

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: JOÃO CAVALCANTI
SUCESSO AO A GOVERNADOR JOÃO LYRA NETO, E QUE DECLARE O APOIO A REELEIÇÃO DA PRESIDENTE DILMA. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.