• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

INAUGURAÇÃO » Governador entrega unidades de saúde no sertão Cidades de Salgueiro e Afogados da Ingazeira receberam Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UpaEs

Publicação: 29/03/2014 15:11 Atualização: 29/03/2014 15:24

A manhã do sábado foi de inaugurações na área de saúde para o governador Eduardo Campos (PSB), que se despedirá do cargo no próximo dia 4 de abri. O socialista, junto com o secretário de saúde, Antonio Carlos Figueira, inaugurou duas Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UpaEs) nas cidades de Salgueiro e Afogados da Ingazeira.

De acordo com informações repassadas pela assessoria do governador, o investimento para a construção das unidades foi de R$ 25,4 milhões. A UpaE Salgueiro custou R$ 12,4 milhões aos cofres do Estado, e vai atender a população dos oito municípios que compõem a região do Sertão Central, e ainda de outros, como Belém de São Francisco. “Tenho certeza de que essa unidade vai fortalecer o cuidado com a saúde pública no Sertão Central. Estamos atacando a questão da média complexidade, fortalecendo e dando fluência ao cidadão que vem do atendimento da ação básica”, disse o governador.

Interiorização

Cada unidade segue o mesmo padrão, com consultórios para atendimentos médicos e setor de diagnósticos e terapia. Por ano, a UpaE Salgueiro poderá realizar 91.560 consultas e 228.900 exames de apoio diagnóstico, como exames laboratoriais, eletrocardiograma, ecocardiograma, mapa, holter, teste ergométrico, RX, endoscopia e ultrassonografia. Já a unidade de Afogados da Ingazeira ofertará 79 mil consultas médicas e 160 mil exames por ano.

O secretário Antônio Figueira ressaltou a interiorização do atendimento de saúde. “Essas especialidades existiam apenas no Recife e algumas em Caruaru. A UpaE vem trazer o que estava faltando, os exames e consultas especializadas, fazendo de Salgueiro, por exemplo, um polo médico na região, atendendo pessoas também da Bahia”, destacou o secretário, lembrando que a emergência do Samu chegará ao Sertão Central até julho de 2014.

Outras UpaEs serão inauguradas neste domingo (30), em Arcoverde, Belo Jardim e Limoeiro. A previsão é que, até o final do ano, outras seis unidades abram as portas ao público, nos municípios de Abreu e Lima, Carpina, Escada, Goiana, Palmares e Ouricuri.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.