• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

DITADURA » Sertânia debate resistência ao golpe de 64 Município sertanejo promove evento para relembrar a data no dia 1º de abril

Diario de Pernambuco - Diários Associados

Publicação: 29/03/2014 14:25 Atualização: 29/03/2014 14:56

As atenções de todo o país estão voltadas para os 50 anos do golpe militar de 64. Em Brasília e no Recife, haverá eventos para relembrar o tema. Mas as cidades do interior do estado também têm uma programação especial sobre o assunto. A prefeitura de Sertânia, por exemplo, promoverá no dia 1º de abril diversas atividades para marcar a data histórica.

Durante o evento, que será realizado no Cine Emoir, das 9h30 às 16h, haverá a exibição dos filmes O que é isso Companheiro e Batismo de Sangue, Recital da Resistência e um debate com o tema Memórias da Resistência: 50 Anos do Golpe Militar de 64 em Sertânia.
 
História  

Lideranças de esquerda em Sertânia foram perseguidas, torturadas, presas e alguns mortos pela ditadura imposta pelo golpe militar de 1964. Uma das vítimas foi o classificador de algodão e líder da Cooperativa de Trabalhadores Rurais (CRC), Manfried Nigro. Ele era vereador eleito pelo PTB, mas pertencia ao PCB clandestino. Zé Andrade, também perseguido, era líder estudantil e liderança camponesa da CRC. Tinha ligações com Francisco Julião e as ligas camponesas, além do apoio do governador Miguel Arraes. Inez Olidé da Silva, conhecida como Maria Belo,  é artista plástica, escritora de bastante prestígio na Bélgica, e pertenceu a organizações clandestinas de esquerda, inclusive da luta armada. Chegou a ser exilada. Até hoje, ela mora na Bélgica.

Outros nomes da resistência foram Wamberto David de Vasconcelos, Micena Pontes, Dércio Ferroviário, Nequinho, Carlos Celso (DER), Professor  Luiz Wilson, João Clímaco Chaves,  professor Ivan de Lima e Luciano Teixeira.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.