• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

CPI / Petrobras » Oposição anuncia ter assinaturas para criar CPI da Petrobras

Agência Senado

Publicação: 26/03/2014 20:33 Atualização:

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) acaba de anunciar, no Plenário, que foram alcançadas as 27 assinaturas necessárias para a criação de uma CPI para a investigação de denúncias envolvendo a Petrobras. O requerimento já conta com as assinaturas de 25 senadores e, segundo ele, as duas restantes estão confirmadas e serão juntadas em seguida.

O senador ressaltou que, caso a Câmara também consiga o número necessário (171 deputados), os trabalhos ocorrerão em conjunto.

Segundo Alvaro Dias, as investigações serão focadas em quatro temas: o processo de aquisição da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos; indícios de pagamento de propina a funcionários da estatal pela companhia holandesa SBM Offshore para obtenção de contratos junto à Petrobras; denúncias de que plataformas estariam sendo lançadas ao mar sem componentes primordiais à segurança do equipamento e dos trabalhadores; e indícios de superfaturamento na construção de refinarias.

O senador enfatizou que a investigação política é fundamental para complementar eventual investigação por órgãos como o Ministério Público.

"A CPI pode, em regime de urgência, determinar a quebra de sigilos bancário, fiscal ou telefônico, requerer documentos e auditorias. Compartilhando as informações com o Ministério Público, a Polícia Federal, possibilitando abrangência maior, profundidade e, sobretudo, eficiência na investigação", disse.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.