• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Ministérios » Berzoini tomará posse no lugar de Ideli Depois de sucessivas derrotas na Câmara e alvo de reclamações do próprio PT, a presidente Dilma Rousseff resolveu mudar a articulação política do governo

Agência O Globo

Publicação: 26/03/2014 18:18 Atualização: 26/03/2014 18:21

Depois de sucessivas derrotas na Câmara e alvo de reclamações do próprio PT, a presidente Dilma Rousseff resolveu mudar a articulação política do governo. Ela deve substituir a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) pelo deputado Ricardo Berzoini (PT-SP). O PT tenta emplacar Berzoini no cargo desde o final do ano passado, mas a presidente resistia. A indicação foi feita pelo presidente do PT, Rui Falcão, com as bênçãos do presidente Lula. A posse de Berzoini, que conversou com Dilma no último sábado, deve ocorrer na próxima terça-feira.

Ideli deve ser realocada, em um primeiro momento, na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, já que a atual titular, Maria do Rosário, sairá para disputar as eleições. Em novembro Ideli deve ser indicada para o Tribunal de Contas da União (TCU) na vaga do ministro José Jorge, que se aposentará. A indicação precisa ser aprovada pelos plenários da Câmara e do Senado.

A presidente Dilma ficou contrariada, no entanto, com o vazamento da informação, o que enfraquece ainda mais Ideli para negociar com o Congresso enquanto estiver no posto. Como Berzoini abrirá mão de disputar a reeleição para assumir o ministério na reta final do governo, Dilma assumiu o compromisso de mantê-lo no cargo em eventual segundo mandato.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.