• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Legislativo » Secretário de Saúde apresenta prestação de contas na Assembleia

Publicação: 26/03/2014 12:08 Atualização:

O investimento de R$ 250 milhões na construção das Unidades de Pronto Atendimento Especializado (UPAEs) em todo o estado foi destacado pelo secretário estadual de Saúde, Antônio Figueira. A informação foi anunciada durante a apresentação do relatório do terceiro quadrimestre de 2013, em audiência pública da Comissão de Saúde da Alepe, presidida pelo deputado Odacy Amorim (PT), nesta terça-feira (25). A prestação de contas dos gestores de saúde é feita a cada quadrimestre. De acordo com Figueira, o Sistema Único de Saúde (SUS) continua sendo um desafio.

O secretário também informou que, atualmente, Pernambuco dispõe de quatro UPAEs, localizadas nos municípios de Garanhuns, Serra Talhada, Caruaru e Petrolina. A previsão é de que até o final deste ano serão construídas mais dez unidades. As UPAEs oferecem atendimento em 14 áreas como cardiologia, dermatologia e urologia.

Figueira ainda registrou a união de esforços dos municípios em torno da saúde primária e a ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com ele, 90% da população pernambucana conta com 215 ambulâncias. Ele também registrou melhora no serviço prestado pela ouvidoria do setor de saúde, apresentando 62% das demandas atendidas, assim como o crescimento de auxílios de prevenção, como exames de mamografia.

Representando o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Maria Helena Costa criticou o quantitativo da equipe que integra o Programa Saúde da Família. Segundo ela, a quantidade de agentes é inferior ao recomendado pelo Ministério da Saúde. No entanto, Figueira explicou que o programa atende 70% do estado, acrescentando que Pernambuco vai fechar o primeiro quadrimestre gastando em torno de 15% com a saúde pública. Para Odacy Amorim, o debate foi importante para aprofundar alguns assuntos da saúde pública.

Da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.