• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Municípios » Projeto educacional ganha prêmio principal do Congresso Pernambucano de Municípios Cidade de Quixaba, no Sertão, apresentou a melhor prática inovadora em gestão

Franco Benites

Publicação: 19/03/2014 15:24 Atualização: 19/03/2014 16:07

O Congresso Pernambucano de Municípios chegou ao fim nesta quarta-feira (19) com a premiação das melhores práticas inovadoras em gestão municipal.  A cidade de Quixaba, distante 327 km do Recife, foi a vencedora com o projeto "Experiências Exitosas em Educação". Completam a lista os municípios de Ingazeira, Carnaíba, Tacaratu, Arcoverde e Olinda.

O prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB), destacou a importância a todos os projetos inscritos. "Demos espaços para as cidades mostrarem suas práticas e selecionamos 34 para serem votadas. Para mim, todos são vencedores e uma referência para outros municípios", disse.

A ação vencedora se destaca por ações integradas que envolvem a família na vida escola dos alunos da rede municipal. Como resultado dessa iniciativa, Quixaba se destaca nas avaliações feitas pelo Ministério da Educação. "Não deixamos em nenhum momento o professor se sentir mal. A gente valoriza o professor e tem uma boa equipe profissional", destacou o prefeito José Pereira Nunes.

De acordo com o gestor, a educação é prioridade em Quixaba e por isso as ações municipais são reconhecidas. "Não é fácil não extrapolar a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas tenho meus pés no chão e nunca fiquei sem dinheiro em caixa. Sempre tive uma sobra. Não gasto o dinheiro que deve ir para a educação. A gente gasta de 20 a 25% do orçamento com educação".

Como premiação pelo primeiro lugar, Quixaba será beneficiada com verba para realizar o calçamento de algumas áreas da cidade. Mas o município não foi o único a ser premiado. As localidades de Ingazeira e Carnaíba, que ficaram com o segundo e o terceiro lugares, respectivamente, também ganharam prêmios que irão se reverter em beneficios para a população. Ingazeira ganhou uma van para a Secretaria de Saúde e Carnaíba uma verba para melhorar o sistema de abastecimento d´água local.

Além das três primeiras colocadas, foram premiadas as cidades de Tacaratu (quarto posição), Arcoverde (quinta) e Olinda (sexta). Assim como Carnaíba, Tacaratu será beneficiada com projeto de abastecimento d´água. Arcoverde e Olinda ganharam um computador para ser usado administrativamente pela cidade.

As vencedoras foram escolhidas por meio de votação nos três dias do congresso promovido pela Amupe. Quixaba venceu ao garantir 252 votos. "O sucesso dos projetos e da iniciativa foi tão grande que tinha gente fazendo boca de urna para a votação", brincou José Patriota.

Lista das seis vencedoras:

Quixaba - Experiência em Educação
Ingazeira - Fortalecimentoda Política de Atenção Integral à Saúde do Homem
Carnaíba - A música vive
Tacaratu - Programa de Apoio aos Artesãos e Cooperativas
Arcoverde - Gestão de Trânsito
Olinda - Olinda em Ação (conjunto de ações administrativas para a população)

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.