• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

PT » Tarso Genro tentará novo mandato no RS O petista havia dito no ano passado que somente concorreria a mais um mandato caso a dívida do estado com a União fosse renegociada

Estado de Minas

Publicação: 19/03/2014 09:22 Atualização:

O governador Tarso Genro (PT) disputará a reeleição no Rio Grande do Sul, mesmo sem ter garantia de que serão atendidas as principais condições que impôs para confirmar a candidatura. O petista havia dito que somente concorreria a mais um mandato caso a dívida do estado com a União fosse renegociada e a presidente Dilma desse apoio exclusivo a ele na disputa ao governo gaúcho. As declarações foram dadas no fim do ano passado. À época, ele afirmou que só seria candidato após a aprovação, no Congresso, de um novo indexador para a dívida dos estados. Proporcionalmente, o Rio Grande do Sul é o mais endividado, com passivo acima do limite de 200% da receita. Sem essa mudança no cálculo da dívida, um segundo mandato, disse Tarso, ficaria restrito a "pagar salários".

Neste ano, o petista assumiu a liderança de governadores e prefeitos que defendem um novo indexador, mas a aprovação no Congresso segue barrada pelo Planalto. Tarso já fez críticas duras ao ministro Guido Mantega (Fazenda) e ao "medo" do governo diante das agências de risco. O temor de um rebaixamento da classificação do Brasil é apontado como motivo do desinteresse do governo federal no projeto que altera o indexador da dívida.

A segunda condição, sobre o apoio exclusivo de Dilma, está mais bem encaminhada devido às articulações dos rivais locais do PT com opositores da presidente. O PMDB do Rio Grande do Sul escolheu no fim de semana como candidato ao governo o ex-prefeito de Caxias do Sul José Ivo Sartori, contrário à aliança com o PT nacional. E favorecendo o cenário para Tarso está a possibilidade de a mais forte candidata da oposição a ele, a senadora Ana Amélia Lemos (PP), abrir seu palanque a Aécio Neves (PSDB) ou a Eduardo Campos (PSB).

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.