• (2) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Ditadura » Após 5 décadas, Brasil anistia os primeiros jovens a morrer na ditadura A anistia foi anunciada durante um evento no Recife que debate os 50 anos do golpe e que homenageou os dois jovens

Étore Medeiros

Publicação: 12/03/2014 09:34 Atualização: 12/03/2014 10:22

Armados com cocos e pedras, Jonas José de Albuquerque Barros e Ivan da Rocha Aguiar participavam da manifestação contra a deposição e a prisão do então governador pernambucano Miguel Arraes, quando a linha de policiais e militares disparou contra a multidão. No mesmo dia do golpe que derrubou o governo de João Goulart, em 1º de abril de 1964, estavam feitas as duas primeiras vítimas da ditadura em Pernambuco. Na terça-feira (11/3), quase cinco décadas depois, o Estado brasileiro anistiou os jovens durante a 78ª Caravana da Anistia, no Recife. O ato se deu dentro da programação do congresso internacional 50 Anos do Golpe e a agenda da Justiça de Transição no Brasil.

Além da anistia aos dois jovens, foram homenageados 29 pernambucanos que lutaram contra a imposição do poder militar. Entre outros, foi exaltada a memória de Dom Helder Câmara, expoente da igreja de cunho social e humanitário, e de David Capistrano da Costa, médico com importante contribuição à saúde pública no Brasil. O evento no Recife é um dos muitos programados para os meses de março e abril que tentam refazer a memória e entender as consequências do período militar no país, terminado somente em 1985.

Esta matéria tem: (2) comentários

Autor: zé carlos araújo
Caro Antonio Silva: PARABÉNS PELO COMENTÁRIO! | Denuncie |

Autor: Antonio Silva
Até quando essa "farsa" de elogiar comunistas vai continuar? Essa demagogia de fazer de "heróis" pessoas que são ou foram reconhecidamente favoráveis a implantação de um regime Cubano no Brasil! Não precisamos de "demagogos" e "ditadores comunistas" no Brasil... precisamos é de CARÁTER e Honestidade | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.