• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Dia internacional » Câmara do Recife presta homenagem às mulheres

Filipe Barros - Diario de Pernambuco

Publicação: 07/03/2014 16:37 Atualização:

A jornalista Marisa Gibson, do Diario, recebeu a placa de bronze do vereador Raul Jungmann. Foto: Carlos Lima/Câmara do Recife (Carlos Lima/Câmara do Recife)
A jornalista Marisa Gibson, do Diario, recebeu a placa de bronze do vereador Raul Jungmann. Foto: Carlos Lima/Câmara do Recife
Na véspera do Dia Internacional da Mulher, comemorado neste sábado (8), a Câmara do Recife realizou uma sessão solene para comemorar a data. Por iniciativa do vereador Raul Jungmann (PPS), nove mulheres, entre elas a jornalista Marisa Gibson, que assina a coluna Diário Político no Diario de Pernambuco, foram homenageadas por se destacarem nas atividades desenvolvidas no Recife. Elas receberam uma placa de bronze.

Em seu discurso, Raul Jungmann contextualizou a luta histórica das mulheres na busca pela igualdade e externou os critérios construídos para a escolha das homenageadas. "Decidimos fazer essa homenagem porque são mulheres que exercem seus direitos sociais e participam da construção do estado. Também são mulheres que se destacam nas suas profissões e que contribuem para a cultura do país”, declarou. O vereador chamou a atenção para a necessidade de mudança da "sociedade machista", se colocando também como um opressor.

"A luta das mulheres pela liberdade, igualdade de direitos, intolerância, nos faz homens melhores, menos violentos, mais humanos. Cabe a todos nós redistribuirmos essa luta, na caminhada, para nos fazer mais justos e respeitosos. Somente com essa  compreensão, iremos contribuir com essa causa", discursou.

A colunista Marisa Gibson lembrou, em seu discurso, que as conquistas individuais de cada uma também devem ser contempladas pelos companheiros de trabalho de cada  dia. "Acho que meu trabalho no jornal representa uma força das minhas companheiras. Sempre estamos devendo ao próximo os nossos êxitos”, afirmou.

Além da jornalista, foram homenageadas a médica Maria de Lourdes Corrêa de Araújo; a professora e ex-diretora da Escola Municipal Antônio Farias Filho, Irene Carvalho Almeida; a nadadora Joanna Maranhão; a organizadora do cerimonial da Câmara, Ana Cristina Falcão; a promotora de Justiça Belize Câmara; a professora e mestra em Instituições Jurídico-Políticas e militante do grupo de Direitos Urbanos Liana Cirne; a gastrônoma Carmem Virgínia, além da empresária Mariado Céu e de Ivonete Lima de Barros (Dona Perua), que não puderam comparecer ao evento.

A nadadora Joana Maranhão agradeceu a homenagem e pediu apoio à ONG Infância Livre, criada ela e que visa lutar contra o abuso sexual sobre crianças e adolescentes. Já Ana Torti ofereceu a homenagem a todos os funcionários da Casa e Belize Câmara ressaltou a importância da atitude de combate à desigualdade de gêneros não ficar apenas no discurso e sim, na mudança social.

Liana Cirne, por sua vez, fez um dos depoimentos mais fortes da sessão, chamando a atenção para o crescimento da especulação mobiliária na cidade. Carmem Virgínia lembrou a luta dos negros que foram escravizados.

A vereadora Priscila Krause (DEM) pediu a palavra e se emocionou ao lembrar a trajetória da ex-deputada Cristina Tavares, jornalista atuante na política partidária e reconhecida por se destacar como interlocutora de movimentos sociais. "Me emociono por lembrar que tudo que ela acreditava, eu acredito para a formação de um mundo melhor, mais coletivo e unido", afirmou.

A mesa foi formada pelo vereador Raul Jungmann (PPS), a vereadora Priscila Krause (DEM), a ex-vereadora Vera Lopes (PPS) e presidida pelo segundo-secretário da Câmara, o vereador Jadival de Lima (PTN).

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.