• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Requerimento » DEM quer convocar ministros por causa do programa Mais Médicos "Desde o início da implantação do programa, temos visto sucessivas violações às condições de trabalho, principalmente no tratamento dado aos médicos cubanos", justifica o deputado Ronaldo Caiado

Estado de Minas

Publicação: 28/02/2014 07:58 Atualização: 28/02/2014 12:19

Foto: Breno Fortes/CB/D.A Press/Arquivo
Foto: Breno Fortes/CB/D.A Press/Arquivo

Ainda na esteira das denúncias contra o Programa Mais Médicos, o DEM protocolou nessa ontem requerimentos de convocação dos ministros Arthur Chioro (Saúde) e Manoel Dias (Trabalho) para que o governo esclareça as condições de trabalho dos médicos cubanos aos parlamentares da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. A comissão é presidida pelo petista Amauri Teixeira (BA). "Desde o início da implantação do programa, temos visto sucessivas violações às condições de trabalho, principalmente no tratamento dado aos médicos cubanos, que compõem 90% do quadro de médicos do programa. O Brasil, em hipótese alguma, pode aceitar contratos sob regras do regime ditatorial cubano, que impõe condições análogas à escravidão", justificou Ronaldo Caiado (GO).

O deputado do DEM argumentou que, ao receber 10% dos R$ 10 mil repassados aos demais médicos do programa, os cubanos sofrem tratamento desigual, o que viola a legislação brasileira. Caiado cita o caso da médica Ramona Matos Rodriguez, que no início do mês abandonou o programa, entrou com uma ação trabalhista na Justiça do Pará e pediu refúgio ao governo brasileiro. Prevendo ataques da oposição ao programa que se tornou bandeira do PT, principalmente do ex-ministro da Saúde e possível candidato ao governo de São Paulo Alexandre Padilha, o governo insistiu para que a bancada do PT presidisse a Comissão de Seguridade Social e Família, que trata de assuntos relacionados à área de Saúde. Para ter seu requerimento aprovado, Caiado precisa convencer a maioria dos deputados da comissão, dominada por petistas e peemedebistas, a votar favorávelmente a sua proposta.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.