Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Oposição » Mendonça Filho quer criar comissão para investigar suposto suborno à Petrobras

Publicação: 19/02/2014 12:10 Atualização: 19/02/2014 12:22

Foto: Sidney Lins Jr/Ag. Senado
Foto: Sidney Lins Jr/Ag. Senado
O líder do DEM na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho, apresentou um requerimento à Mesa Diretora da Casa na última terça-feira (18) solicitando a formação de uma comissão externa para viajar até a Holanda e investigar as denúncias de que a SMB Offshore, empresa que aluga plataformas de petróleo, teria pago um suborno de US$ 30 milhões a funcionários da Petrobras. O assunto foi destaque no principal jornal holandês De Telegraaf.

A intenção do deputado é montar uma equipe parlamentar para seguir para à Holanda e "falar com todas as partes interessadas, desde a Justiça até os funcionários da SBM. A oposição não irá deixar pedra sobre pedra". O jornal holandês é o principal responsável pela denúncia estampando um ex-funcionário da empresa relatando o suposto esquema. Mendonça quer que o grupo seja formado por parlamentares do DEM, PSDB, PPS, Solidariedade e líderes da minoria. O pedido será analisado pelos líderes partidários e pode ser avaliado pelo plenário da Câmara.

Caso os outros deputados sejam contra a comissão, a liderança do DEM pretende organizar a viagem por conta própria para apurar o caso. De acordo com o partido, o roteiro também pode incluir Inglaterra e Estados Unidos, onde há investigações de casos de suborno pela empresa holandesa.

Interesses
A multinacional de origem holandesa é a maior fabricante de plataformas marítimas de exploração de petróleo do mundo e possui grande interesse nos futuros investimentos que a Petrobras deverá fazer em suas bacias. A imprensa holandesa considera o Brasil como o principal mercado para a empresa e ressalta o potencial financeiro por trás das explorações no campo do Pré-Sal.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »