Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Apuração de denúncias » Mendonça Filho propõe comissão externa para apurar denúncia de suborno na Petrobras

Publicação: 17/02/2014 11:58 Atualização:

O líder do Democratas, o deputado federal de Pernambuco Mendonça Filho, vai propor ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), a formação de uma comissão externa para apurar as denúncias de pagamento de propina de uma empresa holandesa para fechar contratos com a Petrobras. De acordo com o democrata, a intenção é formar um grupo de parlamentares ou técnicos da Câmara que irão à Holanda para averiguar as denúncias feitas pela revista Veja desta semana. 

Segundo a publicação, a SBM Offshore, a maior fabricantes de plataformas marítimas de exploração de petróleo do mundo, teria pago até US$ 30 milhões em suborno para favorecer contratos com a estatal brasileira. Mendonça Filho apresentará requerimento com a proposta na próxima reunião do colégio de líderes nesta terça-feira (18).

“É uma denúncia muito grave contra a Petrobrás que se envolve mais uma vez em um caso corrupção. A estatal está cheia de dívidas em decorrência de uma sequência de atos de má gestão e casos de corrupção. Essa denúncia precisa ser investigada a fundo”, declarou Mendonça Filho.  Conforme a matéria da Veja, além do Brasil, a SBM Offshore teria pago suborno em Guiné Equatorial, Angola, Malásia, Itália e Iraque. 

Segundo o deputado, o caso a base aliada impeça a aprovação do requerimento no plenário existe a possibilidade da formação de uma comissão da oposição por conta dos partidos. “Mas não acredito que isso vá acontecer, pois o governo estaria sendo conivente com um caso de corrupção”, atestou. O roteiro também pode incluir Inglaterra e Estados Unidos onde também há investigações em curso de casos de suborno pela empresa holandesa.  

A comissão externa será a primeira providência para aprofundar as investigações e dependendo das informações coletadas poderia haver até a instalação da uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »