• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Recadastramento » Reta final para a biometria no Recife Cerca de 250 mil recifenses precisam se recadastrar até o dia 22 de março para votar nas próximas eleições

Publicação: 16/02/2014 11:03 Atualização: 17/02/2014 10:35


 (Crédito: Elisa Jacques/DP/D.A Press)
Faltando pouco mais de um mês para o fim do recadastramento biométrico, cerca de 250 mil recifenses ainda não realizaram o procedimento necessário para votar nas próximas eleições. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, até o momento, cerca de 800 mil pessoas se recadastraram, mas a movimentação das últimas semanas preocupa. Segundo Raquel Salazar, corregedora do TRE-PE, apesar da capacidade de atender 42 mil pessoas semanalmente, a oferta de vagas tem sido maior que a procura.

“Entre a última semana de janeiro e a primeira semana de fevereiro, houve queda de 12 mil pessoas no número de recadastrados. Nossa expectativa é de que a movimentação se estabilize, e volte a crescer somente na quinta-feira após o carnaval”,destacou. Ainda segundo ela, mais de 200 mil casos de agendamento sem comparecimento foram registrados somente na capital pernambucana.

A queda na movimentação é visível no cartório eleitoral do Forte das Cinco Pontas. Lá, os eleitores podem se recadastrar com traquilidade. “Achei muito rápido, não encontrei dificuldade nenhuma. Eu cheguei esperando fila, mas não teve”, afirma a aposentada Terezinha de Jesus.

O Recife tem pouco mais de 1,1 milhão de eleitores, porém 10 por cento dessas pessoas não devem realizar o recadastramento. “Desde a última revisão eleitoral em 1986, muitas pessoas chegaram a uma idade em que o voto não é mais obrigatório, ou mudaram de domicílio eleitoral, então é natural não atingirmos cem por cento da meta em 22 de março”, afirma Raquel.

Para realizar o recadastramento, os recifenses podem comparecer a uma das 11 unidades oferecidas pelo TRE, munidos de título de eleitor original, documento de identidade com foto e comprovante de residência atualizado. É preciso, antes, realizar agendamento no site do TRE ou pelo telefone 3194.9400. (João Vítor Pascoal, especial para o Diario)

Saiba mais

Biometria // Postos de recadastramento:
Prefeitura do Recife
Cartório eleitoral de Areias
Cartório eleitoral do Arruda
Cartório eleitoral do Forte das Cinco Pontas
Câmara de Vereadores do Recife
Expresso Cidadão do Shopping Riomar
Fórum Joana Bezerra
Juizado Especial da Imbiribeira
Posto do TRE da Avenida Rui Barbosa
Tribunal Regional do Trabalho do Cais do Apolo
Universidade Federal de Pernambuco

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.