Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Voltando para casa » Governador volta na segunda ao Palácio das Princesas

Publicação: 14/02/2014 10:27 Atualização: 14/02/2014 17:18

O gabinete do governador depois da restauração. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press
O gabinete do governador depois da restauração. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press

Na próxima segunda-feira, o governador Eduardo Campos (PSB) volta a despachar no Palácio do Campo das Princesas, construído em 1841. Em setembro de 2012, o socialista passou a trabalhar na sede provisória do governo, no Centro de Convenções. Ontem, muita gente cuidava dos retoques finais no prédio sede do Palácio que será reaberto hoje, a partir das 18h, em uma solenidade para convidados.

O projeto de restauro foi iniciado há um ano e meio. Cerca de 700 pessoas, incluindo funcionários das empresas contratadas para a obra, restauradores e equipe técnica (engenheiros e arquitetos), se dedicaram a trazer de voltar o estilo original do prédio.

Além da estrutura física, foram recuperados móveis, lustres e objetos de decoração. As redes elétrica e hidráulica, equipamentos de combate a incêndio e o sistema de segurança foram modernizados. Segundo o arquiteto responsável pela obra, Wallece Caldas, mais de 30 câmeras foram instaladas no prédio principal.

 

Foram horas incontáveis de um trabalho minucioso e cheio de descobertas. No Salão das Bandeiras, no primeiro pavimento, detalhes em ouro (nas colunas e no teto) que estavam encobertos por camadas de tintas agora podem ser vistos. “Encontramos até 21 camadas de tintas em ambientes diferentes. Na fachada havia seis camadas encobrindo o tom original”, disse Wallace. As cores utilizadas (havana, alicante cheio e alicante claro) reproduzem os tons de amarelo (escuro e claro) da tonalidade usada em 1926. A partir do dia 22, o Palácio será aberto à visitação pública (quintas, sextas e domingos) com horário pré-agendado e limite de 75 pessoas por turno. (R.R.)

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »