• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Congresso » Beto exige explicações do governo sobre apagão Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o líder do PSB disse que sua preocupação é com a ausência de informações

Publicação: 05/02/2014 19:04 Atualização:

Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o líder do PSB, deputado Beto Albuquerque (RS), cobrou nesta quarta-feira (5) explicações formais do governo federal ao Congresso Nacional sobre a falta de energia registrada esta semana em várias regiões do País. Beto, que na terça-feira (4) foi reconduzido ao cargo de líder da bancada socialista, disse que sua preocupação é com a ausência de explicações. “Problemas técnicos podem acontecer, mas o grande problema é a ausência de explicação ao País e à sociedade sobre as reais condições pelas quais 11 estados se viram sem luz esta semana. Qual é o problema, o que aconteceu?”

Para o parlamentar, não é aceitável que 24 horas depois do ocorrido as autoridades do setor de energia do governo ainda não tenham apresentado justificativas razoáveis sobre o fato. “A energia elétrica é um insumo vital para o bem-estar da sociedade e para que o País tenha um ambiente de investimentos”, lembrou.

O líder da bancada socialista alertou ainda que para que haja um ambiente empreendedor em nosso País são verificadas todas as variáveis, a começar pela oferta, qualidade, regularidade e estabilidade da energia, que é a alma da sustentabilidade.  “Sem energia não há água nas grandes cidades”, exemplificou.

Embora considere fundamental o processo de expansão do sistema de energia brasileiro, Beto avalia que o País sofreu e vem sofrendo muito com este processo no que se refere à capacidade de investimento, de reprodução e de aumento de energia instalada.  “Muitos dizem que nós temos uma boa capacidade de energia instalada. Sim temos, mas com o calor que está fazendo neste país é preciso que nos demos conta de que o consumo neste momento aumenta imensamente”.

Ao encerrar o pronunciamento, o líder do PSB alertou que alguma coisa é preciso ser feita com urgência. “Não podemos ficar esperando mais um apagão, mais uma falta de energia”, disse. Beto, portanto, exigiu que o governo, que é o operador nacional do sistema de energia, dê as devidas explicações formais ao Congresso Nacional sobre a realidade do sistema energético brasileiro neste momento e sobre os motivos pelos quais 3 milhões de brasileiros ficaram sem energia esta semana.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.