Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Afastamento » Encontro da Rede de Sustentabilidade com filiados do PV, mas sem o PV

Ana Luiza Machado

Publicação: 01/02/2014 16:02 Atualização: 01/02/2014 17:39

A reunião que havia sido divulgada inicialmente como um encontro do PV com a Rede de Sustentabilidade para discutir a conjuntura política e buscar apoio para a candidatura do secretário estadual de Meio Ambiente, Sérgio Xavier (PV), ao Senado, não contou com a presença de membros da Executiva do Partidp Verde. Um dos dirigentes da Rede em Pernambuco, Roberto Leandro, filiado ao PV, explicou que convidou o presidente estadual do PV, Carlos Augusto Costa, pelo "bom relacionamento que a Rede tem com o partido", mas que Costa não pode participar porque está em São Paulo.

A reunião deste sábado, no entanto, mostra que o grupo da Rede, que ainda espera da Justiça Eleitoral o registro para a legalização do partido, não está tão em sintonia assim com o PV, de onde se origina muitos dos seus membros. O presidente municipal do PV, Augusto Carreras, ao ser questionado sobre a reunião, disse que desconhecia a convocação, bem como a pauta. De acordo com Carreras, "o PV não tem nada a ver com Rede e por isso, não devem ficar usando o nome do PV".

Desde que assumiu a secretária estadual do Meio Ambiente, Sérgio Xavier, que foi adversário de Eduardo Campos nas eleições de 2010 ao governo do estado, dividiu o partido. O deputado estadual Daniel Coelho foi um dos que não aceitou passar a ser da base governista e migrou para o PSDB. Os tucanos, porém, anunciaram recentemente que também passariam a fazer parte do bloco dos socialistas.

Segundo Leandro, participaram do primeiro encontro estadual da Rede, ele, Sérgio Xavier e Carlos Henrique Painel (da Executiva Nacional da Rede), militantes do grupo político do partido fundado pela ex-senadora Marina Silva, do Recife e do interior do estado. Somaram aproximadamente 100 pessoas. Ele também negou que a candidatura de Sérgio Xavier tenha sido pauta principal da reunião, mas considerou se tratar do "nome mais qualificado do partido por agregar as propostas da Rede com o PSB para compor uma chapa majortária". "Ainda não é o fórum adequado para discutir nomes", argumentou Leandro.

Aos militantes da Rede foi repassado o processo de incorporação com o PSB, do governador Eduardo Campos, além de informes sobre a reunião programática dos socialistas com Marina Silva, no próximo dia 4, e escolha de delegados e táticas eleitorais até o mês de abril.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »