• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Amupe » Planejamento estratégico "Pernambuco 2035" é discutido entre prefeitos

Filipe Barros - Diario de Pernambuco

Publicação: 28/01/2014 17:56 Atualização: 29/01/2014 07:43

Considerado um legado do governador Eduardo Campos (PSB), o planejamento de longo prazo batizado de "Pernambuco 2035" foi lançado e discutido na manhã
desta terça-feira (28), na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), com os prefeitos de municípios da Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão pernambucano. O projeto foi planejado pela Secretaria de Planejamento (Seplag) junto com empresas privadas de consultoria como Ceplan e TGI.

Segundo a assessoria da Amupe, foram convidados a participar do evento 30 prefeitos que comandam prefeituras em todas as regiões do estado, mas o números de gestores presentes foi superior. Através do planejamento estratégico "Pernambuco 2035", os gestores visam organizar as apostas para o futuro, orientando as ações dos agentes públicos e privados, junto com a sociedade, para o desenvolvimento do Estado.

O planejamento conta com o apoio do Movimento Brasil Competitivo, uma ferramenta com novas orientações para o crescimento ordenado e sustentável, aproveitando as potencialidades de cada região e as tendências a longo prazo do Brasil e do mercado global.

Segundo o presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), o objetivo do projeto é desenhar um caminho para que Pernambuco consiga
se ver, se estruturar e ser exemplo para o país. "O estado tem que se encontrar e desenvolver a distribuição de renda e a qualidade de vida. Imaginamos, pensamos, desenhamos e traçamos os caminhos para o futuro. É difícil prever o futuro, mas precisamos saber onde queremos chegar", finalizou Patriota, lembrando que, depois da discussão com os gestores, serão feitos cadernos que vão ilustrar um resumo dos indicadores de cada município que passa por educação, saúde e índice de desenvolvimento humano (IDH) e serão entregue aos prefeitos.

O prefeito de Goiana, na Zona da Mata, Fred Gadelha (PTB), elogiou a iniciativa e concorda que Pernambuco pode vencer os desafios e se tornar exemplo. "Pernambuco cresceu muito nos últimos anos, mas precisamos crescer mais em outras áreas. As conquistas precisam ser mantidas e os novos desafios vencidos. Ninguém consegue vencer os desafios atuais sem planejar o futuro", afirmou.

Em março, a Amupe realiza em parceria com o Governo do Estado, o Congresso Pernambucano Municipalista, que acontecerá nos dias 17, 18 e 19, no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento servirá, de acordo com a assessoria da instituição, para premiar gestores por boa conduta e permitir a troca de experiências
administrativas. O evento vai contar com a presença do governador Eduardo Campos, o vice-governador João Lyra e outras figuras políticas do estado.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.