• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Recadastramento » TRE faz mutirão para biometria Levantamento mostra que 400 mil eleitores ainda não se recadastraram no Recife.O órgão espera receber até 1,8 mil pessoas

Diario de Pernambuco - Diários Associados

Publicação: 25/01/2014 09:52 Atualização: 25/01/2014 13:44

Mutirão segue até as 16h deste sábado - Foto: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press (Cassio Zirpoli/DP/D.A Press)
Mutirão segue até as 16h deste sábado - Foto: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

Eleitores recifensens aproveitam o sábado para fazer o recadastramento biométrico, sem a necessidade de agendamento prévio. Nas duas primeiras horas do mutirão promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), 493 atendimentos foram executados. O atendimento começou às 8h e seguirá até as 18h, por ordem de chegada. A capital pernambucana conta com 11 postos atualmente. A partir de segunda, um novo será instalado. A expectativa de número de cadastros no total é de 993650 mil.

O mutirão disponibilizou 56 máquinas no posto de atendimento da Avenida Rui Barbosa, 320, nas Graças. Entre as 8h e as 16h o órgão espera receber até 1,8 mil pessoas. Cada atendimento demora, no máximo, 15 minutos.

Ao contrário do previsto, não há distribuição de senhas no local. O atendimento será de acordo com o horário de chegada. Um primeiro lote de fichas foi entregue a eleitores residentes de comunidades do Buriti, Fundão e Santo Amaro, como forma de incentivar a presença deles e de seus familiares e vizinhos. É necessário levar título de eleitor, documento de identidade e comprovante de residência.

O TRE tem demonstrado preocupação com o número de pessoas que ainda não fez o recadastramento, algo que corresponde a mais de 400 mil eleitores. O prazo se encerra em março e aqueles que não se regularizarem junto à Justiça Eleitoral estarão impossibilitados de votar no pleito de outubro. Desde o ano passado, o Tribunal disponibilizou um sistema para o agendamento on-line e 11 postos somente no Recife, com capacidade para atender até 8 mil pessoas ao dia. Apesar de a procura ter se mostrado grande, as faltas têm sido frequentes. Em média, 30% daqueles que marcam, não comparecem.

Além do atendimento na unidade da Avenida Rui Barbosa, também haverá recadastramento, hoje, no Expresso Cidadão do Shopping Riomar, na Central de Atendimento ao Eleitor do Forte das Cinco Pontas e na Central do Fundão, na Rua Cel. Urbano Ribeiro de Sena, 76. Nesses casos, porém, é necessário agendamento prévio. O mesmo esquema de trabalho durante os sábados passou a ser adotado em Igarassu, Timbaúba, Goiana e Araripina. Também nesses locais, o atendimento precisa ser solicitado previamente.

Saiba mais

Confira os números do cadastramento biométrico no estado até o momento e o que fazer para regularizar a situação

Quadro atual

1,1 milhão de eleitores deverão fazer o recadastramento, segundo o TRE

708 mil eleitores foram recadastrados até o momento

400 mil ainda estão pendentes e podem perder o título eleitoral

1,8 mil pessoas são esperadas na campanha deste sábado

Agendamento

Deve ser feito através do site do Tribunal Regional Eleitoral, o www.tre-pe.jus.br

Mutirão

Local: TRE-PE na Avenida Rui Barbosa, 320, Recife
Horário: das 8h às 16h
Documentos: título de eleitor, identidade e comprovante de residência

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.