Pernambuco.com



  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Baixa adesão » Tempo se esgotando para recadastramento biométrico 42% dos recifenses ainda não fizeram o cadastro biométrico. Prazo se encerra no dia 22 de março

Elisa Jacques

Publicação: 16/01/2014 08:20 Atualização: 16/01/2014 10:52

Com 65 dias para a conclusão do recadastramento biométrico no Recife, os eleitores precisam se apressar para não correr o risco de ter o título cancelado. Quarenta e dois por cento do eleitorado do município não se regularizou ainda, e o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) alerta aos retardatários que o prazo final, 22 de março, não deverá ser prorrogado. A situação ainda é mais preocupante porque o número de pessoas que agenda o serviço e não comparece chega a quase 30%.

Uma equação que praticamente obriga a realização de 11 mil revisões biométricas diárias, pois ainda restam 492.396 eleitores pendentes e 45 dias úteis para o encerramento do prazo. No maior posto de atendimento, o do TRE-PE, na Avenida Rui Barbosa, por exemplo, apesar de ter condições de atender até 2 mil pessoas por dia, somente 1,2 mil agendam e 900 comparecem.

Clique aqui e confira o passo a passo para fazer o cadastro biométrico

“A gente tem prazo. Se todo mundo deixar para ir no final realmente vai ficar apertado”, destaca Raquel Salazar, coordenadora da revisão de cadastro biométrico do TRE, lembrando das consequências para aqueles que não regularizarem sua situação. “Sem o título, o cidadão não pode se matricular em universidades, prestar concursos públicos e, entre outras coisas, até deixar de receber o bolsa família”.

Diante desse cenário, o TRE-PE realizou, há uma semana, uma audiência pública para viabilizar a revisão do eleitorado do Recife. Líderes comunitários das cinco estações do Programa Governo Presente de Ações Integradas para a Cidadania foram convocados para serem multiplicadores da campanha. A finalidade é fazer um levantamento do eleitorado de cada bairro e saber qual o posto desejam realizar a revisão biométrica. Os representantes se comprometeram a distribuir senhas aos moradores para que façam o recadastramento sem a necessidade de agendamento prévio.

Entre as dificuldades apontadas pelos eleitores para a biometria, a principal delas é o deslocamento até os postos de atendimento. “Em 2015, pretendemos implantar um ônibus itinerante que chegue até essas pessoas e facilite o recadastramento em locais onde o transporte é escasso. Mas esse projeto não vai beneficiar o eleitor do Recife, que tem até o final de março deste ano para concluir o seu cadastro”, adianta Raquel.

Agendamento
O eleitor que não fizer o agendamento prévio, através do site www.tre-pe.jus.br, também pode comparecer aos postos de atendimento, porém terá de ter paciência, pois a prioridade é daqueles que marcaram com antecedência. “Nas férias queremos fazer tudo ao mesmo tempo, como marcar médico e outras pendências. Onde houver uma brecha a gente tenta, mas nem sempre dá certo”, comentou a pedagoga Nilma Baudel, que saiu apressada do trabalho para tentar uma vaga na fila da biometria da unidade do Forte das Cinco Pontas. Nilma, assim como outras pessoas que estavam no local, não fizeram o agendamento prévio pela internet e essa prática tem congestionado as filas de espera dos principais postos da biometria.

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: reginaldo silva
eu tenho 71 anos de idade gostaria de saber se sou obrigado a fazer o recastramento biometrico obrigado | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »