• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Polêmica » Joaquim Barbosa recebe diárias do STF em férias na Europa

Tércio Amaral

Publicação: 15/01/2014 09:20 Atualização: 15/01/2014 09:26

Uma das maiores referências da história do Poder Judiciário no Brasil, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, ganhou um “reforço extra” do dinheiro público em suas férias no Velho Continente. O magistrado receberá 11 diárias, no valor de R$ 14 mil, durante seu recesso, para realizar duas palestras, uma em Paris, na França, e outra em Londres, na Inglaterra. Dados do STF mostram que Barbosa receberá diárias para viajar no período de 20 a 30 de janeiro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Mesmo viajando a título pessoal, o ministro deverá fazer a primeira palestra em Paris, no dia 24, e, após cinco dias, uma segunda apresentação na terra da rainha. Até esta terça-feira (14), os eventos não constavam da agenda oficial do presidente do Supremo. Não há, também, informações sobre onde ele está hoje sobre sua agenda para os demais dias. No entanto, em Paris o evento é bastante “festejado” pela academia.

O site da Agence Nationale de la Recherche, uma agência do governo francês dedicada à pesquisa científica, indica que o ministro brasileiro fará uma palestra de 30 minutos sobre a influência da publicidade das sessões do STF, que são transmitidas ao vivo pela TV Justiça. Um dos momentos mais marcantes neste tipo de cobertura foi a transmissão do julgamento da Ação 470, também conhecida como mensalão, em 2012. O processo julgou um esquema de compra de votos no Congresso durante o governo do ex-presidente Lula (PT).

A segunda palestra acontece no dia 29, na Inglaterra. Lá, Barbosa deve falar sobre o funcionamento do STF durante o colóquio organizado pelo King’s College de Londres. O presidente do STF só volta ao trabalho apenas no início de fevereiro, para a abertura dos trabalhos do Poder Judiciário. No final do ano passado, perguntado para destino escolheu para descansar nas férias, o ministro respondeu a um repórter: “Você está querendo saber demais”.

Com a saída do ministro para as férias, assumiu interinamente o comando do STF a ministra Cármen Lúcia. No início da próxima semana, ela deixa o posto e em seu lugar assume temporariamente o ministro Ricardo Lewandowski.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.