• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Restauração » Faltam pequenos detalhes para reinauguração do Palácio do Campo das Princesas

Diario de Pernambuco - Diários Associados

Publicação: 14/01/2014 15:47 Atualização: 14/01/2014 17:13

 (Nando Chiappetta/DP/D.A Press)
Quem passa pela Praça da República, no Centro do Recife, nesta terça-feira (13), já pode ver mudanças na fachada do Palácio do Campo das Princesas. Em reforma desde julho de 2012, o prédio ganhou a cor original - amarelo - e se prepara para a reabertura. A reinauguração estava prevista para o próximo dia 20, mas foi adiada por causa das chuvas que atingiram o Recife nos últimos dias. O arquiteto Dinauro Esteves, responsável pela obra, afirmou que a reinauguração contará com uma exposição do artista plástico Cavani Rosas.

O prédio foi construído em 1841 e amplamente reformado em 1920, quando ganhou o terceiro pavimento. A reforma atual, orçada em  R$ 31 milhões, é, na verdade, uma restauração que pretende reproduzir o estilo original do prédio neoclássico que há mais de 200 anos abriga a sede do governo em Pernambuco.



Durante o processo de restauração, os profissionais encontraram várias surpresas. Uma delas, no Salão das Bandeiras, no primeiro andar do imóvel. Utilizando o processo de decapagem, os restauradores descobriram que os capitéis das colunas que compõem o ambiente tinham detalhes em folhas de ouro. Um requinte que estava encoberto por mais uma ação de pessoas que passaram pelo palácio no decorrer dos anos. Em outra sala, reservada aos governadores e convidados ilustres, foi possível resgatar parte da decoração dos anos 1930.

A restauração do palácio será aberta ao público. Há informações de que o governador Eduardo Campos (PSB) pretende voltar a despachar no antigo prédio. Atualmente, o governo está provisoriamente instalado no Centro de Convenções.

Com informações da repórter Rosália Rangel, do Diario de Pernambuco

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.