Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Eleições de 2014 » PSB acelera escolha de nome Cúpula da legenda vai se reunir no Recife dia 17 e pode definir quem concorrerá ao governo do estado

Aline Moura - Diario de Pernambuco

Publicação: 09/01/2014 08:50 Atualização: 09/01/2014 09:52

O lançamento da candidatura do governador Eduardo Campos (PSB) será definido no próximo dia 17, numa reunião da cúpula partidária, que acontecerá no Recife, em local ainda não estabelecido. A data também pode ser decisiva para a escolha do pré-candidato de Eduardo à sucessão estadual, mas ainda não há consenso sobre o assunto. Na avaliação de alguns socialistas, a antecipação do seu pré-candidato ao Palácio das Princesas daria mais tempo para o governador circular em Pernambuco com o nome escolhido antes de se desincompatibilizar do cargo, em 4 de abril. Para outros, no entanto, cravar o nome tão cedo poderia abrir uma crise interna na legenda, já que outros serão preteridos.

O evento não deve contar com a presença de integrantes da Rede, segundo um dos vice-presidentes da legenda, Roberto Amaral, porque há pontos para se debater e se afinar no PSB antes de a decisão ser anunciada. Além de Eduardo e do próprio Amaral, a reunião deve contar apenas com a presença dos deputados federais Beto Albuquerque (RS), Márcio França (SP) e do senador Rodrigo Rollemberg (DF).

“Vamos discutir o lançamento da candidatura de Eduardo, mas nem tudo vai depender dessa reunião. A reunião é só do PSB. Nós respeitamos a Rede como legenda e a Rede nos respeita”, afirmou Amaral, em entrevista por telefone, negando haver crise entre os dois partidos.

Outros socialistas, contudo, estão convictos de que a data será decisiva para o PSB. Depois de almoçar com o governador, na última terça-feira, o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho acredita haver uma real possibilidade de antecipação, não só da candidatura presidencial como do nome do pré-candidato estadual. Fernando encontrou-se com Eduardo para discutir o cenário eleitoral e ontem viajou para Lisboa, em Portugal, onde pretende conversar com empresários da indústria naval para trazer novos investimentos para Pernambuco.

Segundo outro auxiliar do governador, o PSB está realizando esta semana pesquisas qualitativas sobre o cenário estadual e, no fim de semana, fará um levantamento qualitativo para avaliar o grau de influência dos seus candidatos. Nos últimos estudos feitos pela legenda, mesmo sem ter um nome definido no estado, o candidato de Eduardo aparecia em primeiro lugar.

Saiba mais

Tadeu Alencar
Secretário da Casa Civil
é um dos favoritos de Eduardo por ter boa inserção entre os deputados e prefeitos, mas outros socialistas acreditam que ele não dá “liga” com o povo.

Paulo Câmara
Secretário da Fazenda
é secretário estadual da Fazenda e atua como um curinga na gestão de Eduardo. Já foi titular das pastas de Administração e Turismo.

João Lyra
Vice-governador do estado
é atual vice-governador. Teria facilidade de permanecer no cargo e disputar a reeleição, o que é permitido por lei. É um nome que não causa resistências.

Fernando Bezerra
Ex-ministro da Integração
é o nome político mais conhecido do leque socialista, porém depende de como PT e PTB se posicionarão em relação às suas candidaturas 

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »