• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Movimentação » Rede Sustentabilidade coleta mais de 100 mil novos apoios para pedir registro de partido

Publicação: 06/01/2014 08:55 Atualização: 06/01/2014 09:24

Marina Silva será anunciada como a vice na chapa presidencial de Eduardo Campos. Foto: Antonio Cunha/Esp. CB/D.A Press
Marina Silva será anunciada como a vice na chapa presidencial de Eduardo Campos. Foto: Antonio Cunha/Esp. CB/D.A Press

Apesar de surpreender o mundo político ao se filiar ao PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, virtual candidato à Presidência da República, a ex-senadora Marina Silva não desistiu de criar um novo partido: a Rede Sustentabilidade. A nova legenda coletou mais de 100 mil novas assinaturas de apoio à criação do partido e pretende levar seu processo de registro novamente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As informações são da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo.

“O grupo vai enviar as fichas aos cartórios em pequenos lotes ao longo do ano e estuda formalizar o pedido de fundação da legenda em outubro ou novembro. A Rede precisa de 50 mil novas assinaturas validadas para chegar às 492 mil exigidas pela legislação eleitoral”, destaca a coluna. Em outubro do ano passado, ao se filiar ao PSB, Marina chegou a declarar que seu partido era o mais novo partido ilegal da Nova República.

A Rede, que atualmente se considera “embarcada” no PSB, também vai acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT) em 2013. A legislação registre o acesso de novos partido à distribuição de tempo de TV e a cotas do fundo partidário. Na época, a lei foi considerada um “golpe” na Rede.

O comitê jurídico da legenda ainda discute se vai apresentar ao Supremo uma ação para tentar derrubar a lei ou um mandado de segurança para evitar que a Rede se enquadre nas restrições da nova legislação.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.