Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Discurso em rede nacional » Em meio a balanço, promessas para 2014 Em cadeia nacional, a presidente diz à população que não haverá desemprego no próximo ano

Grasielle Castro

Publicação: 30/12/2013 06:55 Atualização: 30/12/2013 10:00

Dilma Retorna do passeio de lancha com a família na Base Naval de Aratu, na Bahia, onde passa as férias foto: Lúcio Távora/Ag. A TARDE/FUTURA (Lúcio Távora/Ag. A TARDE/FUTURA)
Dilma Retorna do passeio de lancha com a família na Base Naval de Aratu, na Bahia, onde passa as férias foto: Lúcio Távora/Ag. A TARDE/FUTURA

Em tempos de votos para um próspero ano-novo, a presidente Dilma Rousseff discursou ontem, em rede nacional de rádio e televisão, com uma mensagem positiva de incentivo aos brasileiros. Ela reforçou os programas sociais carros-chefes do governo e atacou alguns setores por criticarem o fraco crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e o surto inflacionário ao longo de 2013. “Nos últimos anos, somos um dos raros países do mundo em que o nível de vida da população não recuou ou se espatifou em meio a alguma grave crise”, comentou. A menos de um ano para as eleições em que será candidata à reeleição, Dilma deixou a oposição perplexa com o esbanjo de otimismo. Para eles, a reação do país à crise internacional veio tarde.

O discurso da presidente foi dominado pela questão econômica. O país que, segundo ela, nunca apoiou tanto o empreendedor individual, o pequeno e o médio empresário, é apontado entre aqueles com o melhor futuro. “Sinto a alegria de poder tranquilizar vocês, dizendo-lhes que entre 2014 com a certeza de que o seu padrão de vida vai ser ainda melhor do que você tem hoje. Sem risco de desemprego, podendo pagar suas prestações, em condições de abrir sua empresa ou ampliar o seu próprio negócio”, enalteceu a presidente. Ainda de olho na economia, ela frisou as ações para infraestrutura, com a ampliação de estradas, portos e aeroportos. Prometeu continuar a luta contra a carestia, ao admitir que há problemas, mas destacou que a “guerra psicológica pode inibir investimentos e retardar iniciativas”.

Ela também aproveitou a ocasião para fazer referência às manifestações de junho e reiterou pontos abordados nos compromissos anunciados por ela no meio do ano.
“Continuamos a difícil luta pela melhoria da saúde e da educação, setores em que ainda temos muito a fazer, mas estamos conseguindo avanços”, disse. Entre as melhorias, ela citou o Mais Médicos, o programa de concessão de bolsas de estudo no exterior Ciências sem Fronteiras e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Passeio de lancha

A presidente Dilma Rousseff aproveitou o domingo de sol na Base Naval de Aratu (BA) para um passeio de lancha pelas águas próximas. A presidenta foi clicada à bordo da lancha Amazônia Azul, da Marinha, quando chegava do passeio, no fim da manhã. Ela trajava boné branco e óculos escuros. Dilma deve passar o réveillon na base, acompanhada da filha, Paula, e do neto, Gabriel, além de outras pessoas. A base naval, localizada em um subúrbio de Salvador, é o destino favorito da mandatária para o recesso de fim de ano, ela passou a virada de ano no mesmo local em 2011 e em 2012. De acordo com a assessoria, a preferência se deve à discrição da base naval, que conta com uma praia privada. Dilma volta a Brasília em 6 de janeiro, uma segunda-feira. Dilma e os familiares estão hospedados em uma casa na Vila Militar, a 3 mil metros da praia.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »