Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Debate » Comissão realiza seminário em Recife para debater o fortalecimento da Sudene

Agência Senado

Publicação: 26/12/2013 17:43 Atualização:

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) do Senado realizará um seminário para estabelecer medidas que fortaleçam a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), na sede da autarquia, em Recife, no dia 14 de fevereiro. A proposta foi apresentada pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) e acatada pelo presidente da CDR, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).

Deverão participar todas as bancadas do Nordeste no Congresso, governadores e presidentes das assembleias legislativas da região, as entidades e lideranças econômicas regionais e demais convidados. O seminário será realizado com a colaboração do superintendente da Sudene, Luiz Gonzaga Paes Landim, e terá também a participação de técnicos e dirigentes da Sudene.

"Precisamos revitalizar, a curto prazo, a Sudene, para que o Nordeste ganhe participação mais destacada no desenvolvimento nacional, minorando as desigualdades regionais", argumentou Inácio Aruda.

A Sudene, acresventou o senador,  é essencial para promover o desenvolvimento includente e sustentável do Nordeste, a preservação cultural e a integração da base econômica da região nos mercados nacional e internacional.

As responsabilidades institucionais da Sudene compreendem a articulação das forças representativas da região, a regionalização das políticas nacionais e dos recursos federais e a promoção das potencialidades locais. Cabe-lhe, também, definir objetivos e metas econômicas e sociais, induzir e apoiar a captação de recursos técnicos e financeiros nacionais e internacionais, gerir fundos para o desenvolvimento regional, promover a capacitação e inovação, induzir iniciativas de melhorias gerenciais e laborais e articular as políticas públicas.

"As soluções para o Nordeste devem sair dos nordestinos e a Sudene deve ser o centro de articulação de todo o planejamento e desenvolvimento da nossa região", disse Inácio Arruda.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »