Pernambuco.com



  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Eleições » Proposta transfere eleições de presidente, governador e prefeito para abril

Agência Câmara

Publicação: 24/12/2013 10:49 Atualização:

Tramita na Câmara o Proposta de Emenda à Constituição 268/13, do deputado Wellington Fagundes (PR-MT), que transfere para abril as eleições para presidente da República, governador e prefeito.

Pela proposta, o primeiro turno das eleições ocorrerá no primeiro domingo de abril e o segundo turno, caso seja necessário, no quarto domingo. A Constituição estabelece o primeiro e o quarto domingos de outubro para as eleições a esses cargos. Pelo texto, a duração do mandato, de quatro anos, e a posse em 1º de janeiro não foram alteradas.

Fagundes argumenta que as campanhas eleitorais acontecem nos meses de seca em grande parte do País e isso gera “enorme desgaste físico” tanto para o candidato quanto para a população envolvida na política. “Seria prudente que o período eleitoral fosse deslocado para os meses de clima mais ameno, como abril”, afirmou.

Tramitação
A PEC terá sua admissibilidade analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será votada em comissão especial e, depois, no Plenário.

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: Edvaldo Oliveira
Porque a Câmara dos Deputados não coloca em pauta uma proposta para que o voto nas eleições sejam facultativos? Muitos brasileiros não tem prazer nenhum em votar! | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »