Pernambuco.com



  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Operação » Vereadores de Caruaru já estão sendo ouvidos e encaminhados para penitenciária

Filipe Barros - Diario de Pernambuco

Publicação: 18/12/2013 08:44 Atualização: 18/12/2013 11:45

Dentre os 23 vereadores que compõem a Câmara Municipal de Caruaru, dez foram presos na manhã desta quarta-feira (18), na Operação Ponto Final, realizada no município, no Agreste pernambucano, pela Polícia Civil do Estado. Eles já estão sendo ouvidos e alguns encaminhados para a Penitenciária Juiz Plácido de Souza. Foram cumpridos mandados de prisão preventiva na operação que investiga denúncias de corrupção e suborno na Casa. De acordo com a assessoria da Câmara quatro dos parlamentares presos pertecem a situação e seis a oposição no legislativo.

Além dos vereadores detidos, outros foram chamados para prestar esclarecimentos. São eles: Gilberto de Dora (PSB), Ranilson Enfermeiro (PSC) e Edjailson da Caruforró (PTdoB). O secretário de Relações Institucionais de Caruaru, Davi Cardoso, também foi levado à delegacia para prestar esclarecimento. O delegado resposável pelas investigações é Salustiano Cavalcante. O presidente da Câmara Municipal, o vereador Leonardo Valença (PSD), informou que só vai se pronunciar sobre o assunto depois do fim das investigações e da posição oficial da justiça.

Os vereadores estão sendo investigados pela Polícia Civil por suspeita de suborno na Câmara para aprovação de projetos. Segundo a assessoria da Polícia Civil, o balanço final da operação será apresentado em coletiva a ser realizada nesta quinta-feira (19), às 8h30, na sede da Polícia Civil do Estado, no Recife.

Caruaru está a 134km de Recife e é a cidade mais populosa do interior do estado. Está localizada na região do Agreste Pernambucano, e possuí 337 416 habitantes (IBGE/2013), sendo o quarto município mais populoso de Pernambuco, ficando atrás somente de Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda, e o mais populoso fora da Região Metropolitana do Recife e do litoral estadual.

Operação

A operação de repressão qualificada que faz parte do Pacto pela Vida, objetiva cumprir 10 mandados de prisão preventiva, quatro mandados de condução coercitiva e 13 de busca e apreensão domiciliar, todos expedidos pelo Juiz de Direito da 4ª Vara Criminal de Caruaru.

Participam dos trabalhos 120 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. A operação é coordenada pela Chefia da Polícia Civil. As investigações foram iniciadas há seis meses  pela Gerência de Controle Operacional do Interior.

Confira a baixo a lista com os vereadores presos:

Val (DEM)

Jajá (PPS)

Eduardo Cantarelli (PSDB)

Sivaldo Oliveira (PP)

Louro do Já (PS)

Evandro Silva (PMDB)

Val das Rendeiras (Pros)

Jadiel do Nascimento (PRTB)

Cecílio Pedro (PTB)

Neto (PMN)

 

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: HELIO MEL
TODA CIDADE GRANDE TEM SEU MENSALINHO... | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »