Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Preferência » Ariano Suassuna: "Eduardo Campos é o político mais capacitado que conheci"

Tércio Amaral

Publicação: 16/12/2013 10:57 Atualização: 16/12/2013 12:21

Nas eleições do ano passado, o escritor participou da campanha do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB). Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press.
Nas eleições do ano passado, o escritor participou da campanha do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB). Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press.

O Movimento Armorial já tem candidato à Presidência da República? A resposta, talvez, seja dada pelo professor e líder do movimento, o escritor pernambucano Ariano Suassuna. Em um artigo publicado na edição deste sábado (14) no jornal O Estado de S. Paulo, Ariano enche de elogios o governador Eduardo Campos (PSB), virtual candidato ao Palácio do Planalto nas eleições de 2014.

Seguidor de “carteirinha” do pensamento do cientista social Gilberto Freyre (1900-1987), Ariano, que já foi secretário de Cultura nas gestões do ex-governador Miguel Arraes e do próprio Eduardo Campos, é habilidoso. Não fala de candidaturas, mas mistura elementos do passado e do futuro para demonstrar suas simpatias.

“Já passei dos 80 anos e, com toda esta idade (que já vai longa), posso afiançar que Eduardo Campos, além do extraordinário administrador que demonstrou ser, é o político mais brilhante que já conheci. É, portanto, a meu ver, o mais capacitado a levar adiante e aprofundar as reformas que o povo brasileiro está exigindo como indispensáveis para que o Brasil se aproxime cada vez mais do glorioso destino que merece”, elogia o pernambucano.

Ariano é uma espécie de “tio” de Eduardo Campos, pois sua mulher, a primeira-dama Renata Campos, é sobrinha do escritor. O pai do governador, o também escritor Maximiano Campos, e seu tio, Renato Carneiro Campos, eram escritores e amigos de Ariano. Estes aspectos ele coloca no artigo e destaca que ambos eram “pessoas preocupadas com os mais pobres”.

“Tenho certeza, então, de que todos dois teriam imenso orgulho ao ver o filho e sobrinho desempenhando agora, na política brasileira, o papel que também a mim está me deixando entusiasmado, ao ver um jovem como Eduardo Campos lançar-se na política, movido por sua grande, lúcida e tranquila coragem e por um imenso desejo de servir”, argumenta. Ariano também chama atenção na publicação sobre a inédita aprovação de Campos que chegou a 83% em Pernambuco.

“Já passei dos 80 anos e, com toda esta idade (que já vai longa), posso afiançar que Eduardo Campos, além do extraordinário administrador que demonstrou ser, é o político mais brilhante que já conheci. É, portanto, a meu ver, o mais capacitado a levar adiante e aprofundar as reformas que o povo brasileiro está exigindo como indispensáveis para que o Brasil se aproxime cada vez mais do glorioso destino que merece”, completa.

O escritor, que também era amigo pessoal do ex-governador Miguel Arraes (PSB), é filho do ex-governador da Paraíba João Suassuna. Ariano nunca deixou de lado sua “veia política”. Além de atuar como secretário estadual, mantém sua filiação no PSB. Sua obra mais famosa é o “Auto da Compadecida”, que além dos livros, ganhou versões no teatro, na televisão e no cinema. 

 

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »