Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Confrontados » Petistas colocam Lula e Dilma em saia justa Militância transforma congresso do PT em ato de defesa de condenados na AP 470

Correio Braziliense

Publicação: 13/12/2013 07:40 Atualização:

José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares foram chamados de %u201Cguerreiros do povo brasileiro%u201D: Edilson Rodrigues/CB/D.A Press
José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares foram chamados de %u201Cguerreiros do povo brasileiro%u201D: Edilson Rodrigues/CB/D.A Press

Apesar dos esforços da cúpula do PT para evitar constrangimentos à presidente Dilma Rousseff com menções diretas ao julgamento do mensalão, reservando para a manhã de hoje um ato de desagravo aos petistas presos, ela e o ex-presidente Lula foram confrontados, durante a abertura do 5º Congresso do partido, com cobranças para defender os correligionários condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Uma faixa aberta pela militância pedia a anulação da Ação Penal 470. José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares foram chamados de “guerreiros do povo brasileiro”. Nesse momento, embaraçados, Lula e Dilma trocaram palavras e beberam água.

O auge da pressão aconteceu quando Lula iniciaria seu discurso. “Lula, guerreiro, defende os companheiros”, bradava a militância. O ex-presidente manteve a estratégia e saiu pela tangente. “Eu tenho dito que não vou me pronunciar sobre a Ação Penal 470 enquanto o último recurso não for julgado. Vou manter essa minha posição até porque acho que temos outras coisas mais importantes para discutir”, enfatizou, silenciando a audiência.

Empossado ontem como presidente reeleito do PT, Rui Falcão optou por repetir as palavras escritas por ele próprio na nota oficial divulgada no dia da prisão. “Não houve compra de votos, não houve desvio de recursos públicos e nenhum de nossos companheiros enriqueceu pessoalmente”.

Dilma não citou o assunto diretamente. Lembrou a participação nos funerais de Nelson Mandela e elogiou a militância. A política de alianças foi definida em uma resolução do Diretório Nacional de quarta-feira: as negociações locais precisarão ser referendadas pela cúpula nacional. Isso vale para locais estratégicos, como Pernambuco, Maranhão, Pará e Rio.

Vaias e aplausos

Dilma e Lula foram vaiados ontem, durante a entrega do Prêmio Direitos Humanos 2013, em Brasília, por grupos de manifestantes, principalmente integrantes de entidades em defesa dos índios. Os gritos de reprovação foram abafados por aplausos de outros participantes do ato.

Saiba mais

Prontos para a intervenção

Maranhão
O PT local cansou de apoiar o PMDB da família Sarney. Tampouco tem nome forte para lançar ao governo local, já que o histórico Domingos Dutra deixou a legenda. Os petistas querem apoiar a candidatura do comunista Flávio Dino (PCdoB). Mas, durante encontro na Granja do Torto, o senador José Sarney (AP) cobrou apoio a Luiz Fernando Silva, chefe da Casa Civil da governadora Roseana Sarney.

Pernambuco

O PT insiste na crise interna que se arrasta desde as eleições municipais de 2012, quando parte da legenda não quis apoiar a reeleição de João da Costa e optou pela candidatura própria do senador Humberto Costa. Acabaram derrotados em primeiro turno por Geraldo Júlio (PSB). Agora, parte da militância defende novamente candidatura própria. Mas a direção nacional sinaliza que é simpática a uma aliança com o senador Armando Monteiro (PTB).

Rio de Janeiro
O PT lançou a pré-candidatura do senador Lindbergh Farias e anunciou que os petistas desembarcariam do governo de Sérgio Cabral. O governador fluminense apoia a candidatura do vice, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e apostava na manutenção da aliança. Ela é cada vez menos provável, mas, atendendo a um pedido do governador, Lula convenceu Lindbergh a deixar para o início do ano que vem o desembarque da administração fluminense.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »