Pernambuco.com



  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Petistas reunidos » Em congresso do PT, Dilma compara Lula ao ex-presidente Mandela No evento, os petistas também defenderam os mensaleiros, chamando-os de "guerreiros do povo"

France Presse

Publicação: 13/12/2013 06:34 Atualização: 13/12/2013 12:29

Abertura do congresso do PT: defesa de mensaleiros condenados: Janine Moraes/Esp. CB/D.A Press
Abertura do congresso do PT: defesa de mensaleiros condenados: Janine Moraes/Esp. CB/D.A Press

A presidente Dilma Rousseff comparou na noite de quinta-feira (12/12) o antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), com o falecido ex-presidente sul-africano Nelson Mandela ao afirmar que sua luta contra a "elite" política do Brasil é semelhante com a luta contra o apartheid. Os dois participaram do congresso do Partido dos Trabalhadores (PT), em Brasília.

"Como um negro, em um país dominado pelos brancos, consegue derrubar o apartheid? Eleger Lula, um pobre, presidente em um país acostumado ao domínio de uma pequena elite. Mas Lula, movido pela mesma determinação de Mandela, conseguiu. Isto existe em comum entre líderes como Mandela e qualquer líder que transforme seu país", disse Dilma.

"Eleger uma mulher presidente da República? Mas uma mulher pode ser presidente da República? 58 milhões de brasileiros responderam 'pode', uma resposta que nós, do PT, construímos", afirmou.

Durante a abertura do congresso do PT, os participantes gritaram frases de apoio aos ex-dirigentes do partido condenados por corrupção no julgamento do mensalão. José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares foram chamados de "guerreiros do povo".

Antes do discurso de Lula, a plateia gritou: "Lula, defenda os companheiros". O ex-presidente prometeu que não falaria sobre o caso, mas depois citou uma "campanha de difamação". "Eles tinham medo do Lula, agora têm que enfrentar a Dilma e o Lula, agora têm que enfrentar um partido que na maior campanha de difamação faz um PED (Processo de Eleição Direta) e coloca mais de 400.000 militantes para votar", disse Lula em referência às eleições internas do PT no mês passado.

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: José Lunguinho
Com o andar da carruagem, em breve, estará sendo comparado a JESUS CRISTO. Meu Deus, que falta de VERGONHA. Ainda, defender os corruptos é DEMAIS. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »