Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

História política » "Memórias" de Gregório Bezerra ganha lançamento em Caruaru

Publicação: 11/12/2013 10:32 Atualização: 11/12/2013 12:17

A Boitempo Editorial traz para Caruaru, na quinta-feira (12), o lançamento da nova edição do livro “Memórias”, de Gregório Bezerra. Responsável por inspirar diversas gerações na política de esquerda, a autobiografia do camponês e militante comunista nascido no Agreste pernambucano já foi lançada no Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

A Academia Caruaruense de Ciências e Letras recebe o evento a partir das 19h, com a presença do jornalista, ambientalista, gestor público e dirigente do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Roberto Arrais - que assina a orelha do livro - e do maestro Mozart Vieira. Além do lançamento, haverá um debate aberto para todos os participantes do evento. A entrada é franca.

História - Nascido em Panelas, no Agreste pernambucano, a 180 km de Recife, Gregório era filho de camponeses pobres, que perdeu ainda na infância, e com cinco anos de idade já trabalhava com a enxada na lavoura de cana-de-açúcar.

Analfabeto até os 25 anos de idade e militante desde as primeiras movimentações de trabalhadores influenciados pela Revolução Russa de 1917, Bezerra teve papel de destaque em importantes momentos políticos da esquerda brasileira, e por conta disso totalizou 23 anos de cárcere em diversos presídios e épocas.

Gregório também foi o deputado federal (o mais votado em 1946) pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), ferrenho combatente do regime militar, e por essa razão protagonizou uma das cenas mais brutais da recém-instalada ditadura pós-golpe de 1964: capturado, foi arrastado por seus algozes pelas ruas do Recife, com as imagens tendo sido veiculadas pela TV no então Repórter Esso. A selvageria causou tamanha comoção que os registros da tortura jamais foram encontrados nos arquivos do exército.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »