Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Brasília » PT faz homenagem a condenados no mensalão no Congresso Nacional

Tércio Amaral

Publicação: 11/12/2013 10:08 Atualização:

Personagens como o ex-ministro José Dirceu, o ex-deputado José Genoino e o deputado João Paulo Cunha, todos do PT e condenados no julgamento do mensalão, receberam uma homenagem do partido em um salão da Câmara na noite desta terça-feira (10). Eles são citados no livro “Lideranças do PT na Câmara, Trajetórias e Lutas, 1980 a 2013”, de Athos Pereira, ex-funcionário da liderança da legenda na Câmara, lançado na ocasião. A publicação é recheada de críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), seu presidente, o ministro Joaquim Barbosa, além ataques à imprensa “golpista”.

“Às vezes a história nos prega peças. Neste ano foram duas. A primeira foi nos ter privado para sempre da presença física do (Marcelo) Déda. A segunda é a que nos tirou do Parlamento um dos mais brilhantes parlamentares que esse país já teve e que agora está privado de sua liberdade”, disse o presidente do PT, o deputado estadual Rui Falcão (SP). “Ninguém está agravado para ser desagravado”, disse ele, ao chegar para o lançamento do livro.

A cerimônia não contou apenas com discursos. Na ocasião foram exibidos dois vídeos em homenagem a Genoino, considerado “preso político” no livro e pelos petistas, e ao ex-governador de Sergipe Marcelo Déda, do PT, morto na semana passada vítima de um câncer. Apesar de estar na Câmara, João Paulo não compareceu no evento, embora tenha sido anunciado pelo mestre de cerimônias.

Irmão de Genoino, o líder do PT, deputado José Guimarães (CE), tentou motivar a bancada. “Não temos razão para ficarmos no canto da parede, entristecidos. Perguntaram: é um desagravo? Não, é um ato de uma bancada que faz história”, defendeu. O presidente da Câmara, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), marcou presença na homenagem. O parlamentar fez um discurso saudando a trajetória do PT.

Com informações do jornal O Globo

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »