Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Rosalba Ciarlini » Governadora afastada vai apelar ao TSE A defesa de Rosalba Ciarlini (DEM) apresentará recurso para garantir que ela permaneça no cargo

Correio Braziliense

Publicação: 11/12/2013 07:44 Atualização:

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) afastou a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) do cargo que exerce desde 2011. Durante julgamento realizado ontem, por cinco votos a um, os integrantes da Corte condenaram Rosalba por abuso de poder econômico e político. O TRE notificou a Assembleia Legislativa do Estado para que dê posse ao vice-governador Robinson Faria (PSD). A substituição, no entanto, só poderá ser efetivada depois que o resultado do julgamento for publicado no Diário Oficial da Justiça – não há estimativa de data.

A defesa da governadora do Rio Grande do Norte anunciou que recorrerá contra a decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A expectativa é de que o recurso seja apresentado hoje, com um pedido de liminar para que Rosalba Ciarlini permaneça no exercício do mandato até que o TSE julgue o caso.

O governo do Rio Grande do Norte não se manifestou sobre a decisão do Tribunal Regional Eleitoral e informa não ter sido notificado quanto ao afastamento de Rosalba.
Ela é acusada de ter usado o avião oficial do estado durante a campanha eleitoral de 2012, na qual sua aliada Cláudia Regina (DEM) acabou eleita prefeita de Mossoró (RN). Segundo denúncias, a governadora teria utilizado a aeronave 17 vezes de forma irregular durante a corrida eleitoral do ano passado.

De acordo com o Ministério Público, o avião foi usado “ativamente na campanha eleitoral dos candidatos apoiados por Rosalba Ciarlini, sob pretexto de compareciento da governadora a eventos oficiais”. O MP destaca que a governadora marcava compromissos em sua agenda oficial em municípios do estado para depois participar de atos eleitorais. Segundo a acusação, ela usou a aeronave indevidamente entre os dias 15 de julho e 7 de outubro daquele ano. Também na sessão de ontem, o TRE manteve o afastamento de Cláudia Regina do cargo de prefeita de Mossoró.

Apoio

Em nota à imprensa, o presidente nacional do DEM, senador José Agripino, saiu em defesa de Rosalba Ciarlini. “Decisões judiciais tomadas devem ser cumpridas. Mas elas não são infalíveis. Existem instâncias e recursos. O Democratas, no que possa, não faltará a governadora Rosalba Ciarlini em cuja probidade sempre confiou”, destacou Agripino. 

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »