Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Indesejável » Preso, Valdemar Costa Neto está perto de ser expulso do Iate Clube de Brasília Estatuto do clube mais tradicional de Brasília proíbe sócios condenados por crime doloso transitado em julgado

Leandro Kleber - Especial para o Correio

Publicação: 08/12/2013 15:22 Atualização:

 (Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
Após renunciar ao mandato parlamentar na última quinta-feira para escapar da cassação na Câmara por ter sido preso por corrupção ativa e lavagem de dinheiro no processo do mensalão, o ex-deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) deverá perder mais um privilégio. Pelo estatuto do Iate Clube, do qual ele é sócio-proprietário, “quem tiver sido condenado por crime doloso em sentença judicial transitada em julgado” (processo concluído) perderá, definitivamente, os direitos estatutários por “justa causa”. É o caso de Valdemar, que cumpre pena inicial de 7 anos e 10 meses de prisão, determinada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), no Complexo Penitenciário da Papuda.

O político era frequentador assíduo do espaço recreativo, um dos mais disputados da cidade. Ele costumava fazer caminhadas matinais pela área do clube aos fins de semana, ao lado da mulher, e ainda participava da concorrida aula de pilates, na academia. Pelo estatuto, Valdemar poderá transferir o título patrimonial a quem quiser. Hoje, o preço de um título desses no mercado particular pode chegar a R$ 100 mil.

Apesar de a regra estar expressa no estatuto, a decisão de expulsar ou não o político ainda terá de ser tomada pelo Conselho Deliberativo do Iate. O comodoro, Júlio Itacaramby, disse que o assunto vai ser tratado pelo colegiado, respeitado o “amplo direito de defesa do associado”. O tema foi levado à diretoria pela ONG Contas Abertas, entidade que fiscaliza o uso de recursos públicos. A ONG já havia feito uma consulta junto ao comodoro interino do clube, Geraldo Brindeiro, que assumiu temporariamente o cargo em meio a uma disputa judicial travada pelas chapas que empataram na quantidade de votos na última eleição realizada pelo clube para a formação da diretoria.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »