Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Nelson Mandela » Senadores manifestam pesar pela morte de Mandela e declaram sua admiração ao líder político

Agência Senado

Publicação: 05/12/2013 20:21 Atualização:

Logo após a divulgação da notícia da morte, nesta quinta-feira (5), do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, senadores começaram a manifestar seu pesar por meio das redes sociais, declarando também sua admiração pelo homem que combateu o apartheid.

O senador Jorge Viana (PT-AC) afirmou, no Facebook, que o mundo perdeu um dos seus maiores líderes. Ele lembrou que Mandela nasceu em 18 de julho de 1918, em um pequeno vilarejo na região do Transkei, na África do Sul, Foi o primeiro membro de sua família a frequentar uma escola, aos 7 anos, onde ganhou o nome inglês Nelson.

Considerado um guerreiro pelo povo e tido como "terrorista" pelo governo do seu país, o político passou quase três décadas na cadeia (de 1963 a 1990), disse Jorge Viana. Líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul, entre 1994 a 1999, Mandela foi o principal representante da luta contra o apartheid - regime segregacionista que dominou o país de 1948 a 1994, ressaltou o senador.

"O mundo tem uma imensa dívida com esse líder que nos legou a lição de que todas as nações do planeta só podem ser grandes se forem igualitárias e banirem todas as formas de racismo e de preconceito", frisou Jorge Viana.

O senador Delcidio do Amaral (PT-MS), manifestando-se no Twitter, disse que soube no aeroporto que Nelson Mandela havia morrido. Ele afirmou que o mundo perdeu "o homem que foi o grande inspirador de uma África democrática, exemplo, em todos os sentidos".

Delcídio citou declaração de Mandela: "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar".

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »