Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Senado » Comitiva chinesa é recebida pelo presidente Renan Calheiros

Agência Senado

Publicação: 03/12/2013 14:58 Atualização:

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), recebeu nesta terça-feira (03), o Vice-Presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva política do Povo Chinês, Wang Quinmin. No encontro, Renan Calheiros lembrou visita realizada em 1989 aquele país, quando já se percebia o avanço do crescimento econômico chinês.

A China é, individualmente, o principal parceiro comercial brasileiro e primeiro destino das nossas exportações, desde 2009. Em 2012 os investimentos chineses no Brasil foram de cerca de US$ 15 bilhões de dólares. Wang Quinmin, lembrou que, no próximo ano, Brasil e China comemoram 40 anos de relação diplomática. Para comemorar esse fato histórico, Wang Quinmin convidou Renan Calheiros (PMDB/AL), a visitar a China, o que foi prontamente aceito.

O presidente Renan designou o senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA), presidente do grupo parlamentar Brasil/China para organizar essa visita. Renan Calheiros lembrou ainda que no ano que vem será realizado no Brasil o encontro do G20 parlamentar quando se aprofundarão as discussões sobre as parcerias.

Brasil e China estabeleceram relações diplomáticas em 15 de agosto de 1974. Desde então a relação entre os dois países têm evoluído tanto na área comercial quanto na cultural com parcerias consideradas estratégicas como o Plano de Ação Conjunta Brasil-China assinado em 2010 que define objetivos, metas e orientações para a cooperação bilateral em diversos campos.

Participaram da audiência os senadores Casildo Maldaner (PMDB-SC), Kátia Abreu (PMDB-TO, José Agripino (DEM-RN), Cícero Lucena (PSDB-PB).

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »