Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

FGTS » Paim aponta perdas dos trabalhadores nas contas do FGTS

Agência Senado

Publicação: 02/12/2013 20:45 Atualização:

O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu nesta segunda-feira (2) mudança do índice de correção das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Ele disse que é preciso previnir perdas para os trabalhadores, como as que ocorreram nos últimos anos.

Paim reclamou que o FGTS tem tido perdas bilionárias, e uma das causas desses prejuízos, observou,é que as contas dos trabalhadores são corrigidas pela taxa referencial, a TR, que dá cerca de 3% ao ano.

Fraudes nas empresas, que não repassam as contribuições recolhidas, e perdas provocadas por planos econômicos são algumas das outras causas de perdas do FGTS citadas por Paulo Paim.

"O FGTS é fruto do trabalho diário dos trabalhadores. Eles teriam mais que o dinheiro de receber, pelo menos, como se tivesse guardando o dinheiro na poupança no ato da aposentadoria. Calcula-se que somente a manutenção da TR como fator de atualização monetária dos saldos  seja responsável por um expurgo ou prejuízo de  210 bilhões de reais", lamentou.

Paulo Paim destacou que a ONG Instituto FGTS Fácil discutiu hoje no Rio de Janeiro propostas para resguardar os interesses dos trabalhadores. Entre elas, o projeto de lei do próprio Paim que visa melhorar a remuneração das contas do FGTS.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »