Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Rio São Francisco » Senadores visitam obras da Transposição

Publicação: 19/04/2013 18:07 Atualização: 19/04/2013 20:29

Ministro fez questão de mostrar as obras em andamento aos senadores. Foto: Ascom/MI (Ascom/MI)
Ministro fez questão de mostrar as obras em andamento aos senadores. Foto: Ascom/MI
Alvo de críticas por parte da oposição, em razão do atraso no cronograma das obras, o Projeto de Transposição do Rio São Francisco recebeu nesta sexta-feira (19) a segunda visita da Comissão Externa do Senado, que acompanha o andamento dos serviços. Ao lado do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), a comitiva esteve no Eixo Leste, que passa pelos municípios de Floresta e Sertânia, em Pernambuco, e Monteiro, na Paraíba.

No local, os senadores conheceram a estação de bombeamento 1, onde o ministro assinou o termo de aceitação de entrega de uma parte importante do empreendimento: o canal de aproximação do Eixo Leste. Com 5,5 km de extensão, o canal vai conduzir a água do Rio São Francisco até a estação de bombeamento.

“Essa obra entregue hoje pelo Exército Brasileiro é o canal de captação de água no Lago de Itaparica até a primeira estação elevatória. Estamos agora concluindo a licitação das metas 1 leste e 2 leste, que até o próximo ano vão viabilizar 100 quilômetros de água passando por cidades do Eixo Leste.”, explicou Bezerra Coelho.

Relator da Comissão Externa do Senado, o senador Humberto Costa (PT) , afirmou que o projeto da Transposição passa hoje por uma completa remobilização. “Fomos ao Eixo Norte e no Eixo Leste. Acredito que o cronograma foi refeito este ano pelo Ministério da Integração poderá ser cumprido”, observou o petista.

Humberto disse, ainda, que o atual ritmo das obras “é um atestado do compromisso do governo federal em relação ao Projeto de Integração do São Francisco, sobretudo no que diz respeito à meta de garantir, até setembro de 2014, pelo menos 100 quilômetros de água abastecendo cidades nos dois eixos do empreendimento”, avaliou o senador.

“Desde a primeira visita ao Eixo Norte, em março, constatamos que a obra vem passando por um processo de remobilização em boa parte dos trechos. Em Floresta, o canal de aproximação construído pelo Exército Brasileiro nos dá a certeza de que o trabalho está sendo bem feito”, afirmou Vital do Rêgo (PMDB/PB).

Em Monteiro, na Paraíba, o ministro apresentou um balanço da execução das obras da Integração do São Francisco em audiência pública, realizada na Câmara Municipal, com expressiva participação da comunidade. Além de Humberto Costa e Vital Rêgo, a Comissão Externa do Senado é formada por Cícero Lucerna (PSDB/PB), Inácio Arruda (PCdoB/CE), Cássio Cunha Lima (PSDB/PB), Benedito Lira (PP/AL) e Ciro Nogueira (PP/PI).

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »